Secções
Entrar

PSD pergunta a PS/Açores se mantém confiança em autarca após "resposta homofóbica"

22 de agosto de 2018 às 14:50

Roberto Silva, presidente da câmara das Lajes do Pico, está a ser acusado de discriminar a orientação sexual de um dirigente de uma associação cultural.

A Comissão Política Concelhia do PSD das Lajes do Pico questionou esta quarta-feira o presidente do PS/Açores sobre se mantém a confiança no autarca local após conhecida uma "resposta homofóbica e vingativa" a um dinamizador cultural da região.

1 de 3
Foto: Jorge Padeiro 
Foto: Alexandre Azevedo / Sábado

"A demonstração de ausência de princípios democráticos, de tolerância e de cidadania, que não cabem na sociedade actual, nem devem caber, exigem da parte do Partido Socialista, do seu presidente Vasco Cordeiro, uma demonstração cabal: mantém ou não a confiança política neste presidente de câmara e neste executivo camarário?", interroga o PSD das Lajes do Pico, em nota enviada às redacções na quarta-feira.

O presidente da câmara das Lajes do Pico, Roberto Silva, está a ser acusado de tecer um comentário homofóbico a um dirigente de uma associação cultural, tendo já sido criticado por várias entidades e partidos, inclusive pelo próprio PS, pelo qual foi eleito.

Em causa está uma proposta que a associação MiratecArts, liderada por Terry Costa, apresentou à câmara açoriana e que passava pela oferta de livros a crianças e jovens das Lajes do Pico durante a edição de 2018 da Semana dos Baleeiros.

O autarca, Roberto Silva, terá respondido internamente ao pedido de apoio por email utilizando uma palavra homofóbica, tendo a mensagem chegado a Terry Costa.

O caso remonta a Julho, mas só na segunda-feira a associação MiratecArts divulgou um comunicado explicando a situação.

Partidos como o PAN ou o BE já se mostraram críticos para com o autarca e o próprio PS/Açores, pelo dirigente e deputado pelo Pico Miguel Costa, demarcou-se já dos comentários de Roberto Silva.

"As expressões em causa não reflectem de forma alguma a postura de respeito e de defesa que o PS sempre tem tido para com todos, independentemente das suas legítimas opções de vida e orientação sexual", disse o socialista na terça-feira à agência Lusa.

E concretizou: "O PS demarca-se e repudia estas declarações, as quais, venham de onde vierem, são lamentáveis e reprováveis".

Contactado pela agência Lusa, o autarca das Lajes do Pico declarou, por escrito, não ter comentários a fazer sobre a situação.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela