Secções
Entrar

PS acusa Governo de querer substituir Ana Jorge por dirigentes "politicamente alinhados"

Jornal de Negócios 30 de abril de 2024 às 12:10

Partido Socialista encontra “padrões” de atuação do Executivo e não apenas na Santa Casa. O deputado Tiago Barbosa Ribeiro aponta o caso da direção executiva do SNS e antevê o mesmo para o Instituto de Segurança Social.

O PS acusa o Governo de invocar "falsos argumentos" para exonerar a provedora da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa para substituir por "um conjunto de dirigentes nas diferentes instituições do Estado, procurando domesticá-las e procurando colocar pessoas politicamente alinhadas com o Governo."

Tiago Barbosa Ribeiro PS

O deputado socialista Tiago Barbosa Ribeiro fala de uma situação "inusitada" e "profundamente radical". Primeiro, refere, porque Ana Jorge estava à frente da Santa Casa há apenas um ano e depois porque, "de um momento para o outro, o Governo encontra um conjunto de falsos argumentos para demitir toda a direção da Santa Casa da Misericórdia".

Tiago Barbosa Ribeiro acredita que este é apenas um caso de substituição por dirigentes "alinhados" com o PSD e o CDS. "Nós estamos a assistir, não apenas nesta instituição. Assistimos agora um conjunto de argumentos, relativamente ao Instituto de Segurança Social (ISS), que são completamente estapafúrdios e que só podem ter profundamente procurar encontrar mais um foco de instabilidade para criar um argumento para demitir mais um dirigente." Neste caso, o deputado do PS referia-se à taxa de retenção na fonte das pensões pagas em janeiro e que foram agora corrigidas.

O Parlamentar apontou depois a demissão do diretor do SNS, Fernando Araújo. "Tivemos isto na Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde, vamos ver onde mais?, questionou. "Estão a ser encontrados um conjunto de pretextos por parte do Governo para criar instabilidade nas organizações, nas instituições, que têm como único foco substituir os dirigentes e isso é absolutamente intolerável", acrescentou.

A direção da Santa Casa foi exonerada esta terça-feira, 30 de abril, com o Governo a alegar falhas na gestão da instituição.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela