Secções
Entrar

Portas da UE estão “abertas” se Londres recuar, diz Schäuble

13 de junho de 2017 às 20:27

Apesar de respeitar a decisão dos britânicos, o ministro alemão das Finanças diz que a UE está disponível para qualquer recuo do Reino Unido

O ministro alemão das Finanças, Wolfgang Schäuble, defendeu hoje que a decisão dos britânicos de abandonar a União Europeia (UE) deve ser respeitada, mas, caso o Reino Unido voltasse atrás, as portas da UE estariam "abertas".

Em entrevista à agência financeira Bloomberg, Schäuble referiu que, se os britânicos chegassem à conclusão que já não queriam sair da União Europeia, as portas não estariam fechadas.

Apesar de afirmar que "não é útil" especular sobre a matéria, Schäuble entende que, se os britânicos quisessem "mudar a sua decisão, naturalmente, encontrariam as portas abertas".

Contudo, admite ser "pouco provável" que o Reino Unido abdique de sair da União Europeia, lembrando que essa decisão compete ao Governo britânico.

O governante alemão defende também que há que minimizar os danos da saída e maximizar os benefícios para ambas as partes.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela