Secções
Entrar

Portas critica "regime especialíssimo" dos juízes do TC

21 de janeiro de 2016 às 18:54

Presidente do CDS-PP discorda também da existência de subvenções vitalícias e do recente acórdão sobre a matéria

O presidente do CDS-PP, Paulo Portas, criticou esta quinta-feira o regime de aposentações dos juízes do Tribunal Constitucional, numa declaração em que disse igualmente discordar da existência de subvenções vitalícias e do recente acórdão sobre a matéria.

"Eu discordo da decisão do Tribunal Constitucional, discordo da existência de subvenções vitalícias em democracia, e discordo do regime especialíssimo de aposentação dos juízes do Tribunal Constitucional", afirmou Paulo Portas.

No final de uma declaração aos jornalistas no parlamento, sobre a candidatura de Marcelo Rebelo de Sousa à Presidência da República, Paulo Portas limitou-se a apresentar estas três discordâncias.

O tema das subvenções vitalícias tem dominado a última semana de campanha eleitoral para a Presidência da República, com a candidata apoiada pelo BE, Marisa Matias, a criticar a decisão do Tribunal Constitucional (TC) e também o pedido de fiscalização da constitucionalidade que lhe deu origem, subscrito por 30 deputados, entre os quais a também candidata presidencial Maria de Belém Roseira.

As subvenções vitalícias são uma pensão mensal, criada em 1985, destinada aos antigos titulares de cargos políticos e criada como forma de compensar o serviço à causa pública. Esse direito foi extinto em 2005, pelo Governo de José Sócrates: a partir de então, só quem tenha mais de 55 anos e já tenha completado 12 anos em funções políticas pode pedir para receber a subvenção.

Na segunda-feira, o Tribunal Constitucional (TC) declarou a inconstitucionalidade da norma que foi introduzida pela primeira vez no Orçamento do Estado para 2014, e que teve como consequência a suspensão do pagamento das subvenções vitalícias a ex-titulares de cargos políticos cujo rendimento do agregado familiar fosse superior a 2 mil euros.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela