Secções
Entrar

Pedrógão Grande: MAI reúne-se hoje com a Associação das Vítimas

24 de novembro de 2017 às 09:21

Reunião servirá para discutir a publicação integral do capítulo seis do relatório elaborado por Domingos Xavier Viegas.


O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, reúne-se hoje com a presidente da Associação das Vítimas do Incêndio de Pedrógão Grande (AVIPG), Nádia Piazza, para abordar a deliberação da Comissão Nacional de Protecção de Dados.

1 de 4
Foto: Lusa
Foto: Lusa
Foto: Lusa
Foto: Lusa

A reunião, que decorre às 11:30, no Ministério da Administração Interna (MAI), em Lisboa, foi marcada com o objectivo de ser discutida a deliberação da Comissão Nacional de Protecção de Dados (CNPD), que vetou a publicação integral do capítulo seis do relatório elaborado por Domingos Xavier Viegas sobre os incêndios de Pedrógão Grande.

No parecer feito a pedido de Eduardo Cabrita, a CNPD refere que "não autoriza a publicação ou divulgação pública integral do capítulo seis do relatório" do Centro de Estudos sobre Incêndios Florestais da Universidade de Coimbra, considerando que a sua divulgação pública iria expor as pessoas num grau muito elevado, "afectando significativamente os direitos fundamentais ao respeito pela vida privada e à protecção de dados pessoais".

De acordo com a CNPD, os familiares directos das vítimas podem ter conhecimento parcelar do descrito no capítulo seis do relatório, nas "partes que digam especificamente respeito aos respectivos parentes falecidos".

Apesar do veto, a Comissão Nacional de Protecção de Dados autoriza a publicação de três pontos do capítulo seis, desde que sejam colocados previamente no anonimato "alguns elementos que podem permitir indirectamente a identificação dos intervenientes", exigindo ainda que "cada um dos intervenientes" dê o seu consentimento.

Um dos pontos que pode ser divulgado refere situações de prestação de socorro, que, segundo a CNPD, corresponde "a uma das principais funções públicas e, como tal, sujeito a um reforçado acompanhamento e controlo pela sociedade".

Recorde-se que o próprio autor do estudo, Xavier Viegas, já pediu no passado ao Governo para divulgar o capítulo seis, sublinhando que "era de toda a justiça para o país saber o que se passou". Também a AVIPG já pediu a divulgação do capítulo.

O incêndio que deflagrou em Pedrógão Grande e alastrou a outros concelhos, em junho deste ano, provocou, segundo a contabilização oficial, 64 mortos e mais de 250 feridos. Registou-se ainda a morte de uma mulher que foi atropelada quando fugia deste fogo.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela