Secções
Entrar

Partido Ergue-te foi extinto

Diogo Barreto 12 de junho de 2025 às 16:01

O ex-juiz Rui Fonseca e Castro anunciou a extinção do antigo PNR por decisão do Tribunal Constitucional. Em causa está a não apresentação de contas oficiais do partido.

O Ergue-te (antigo PNR - Partido Nacional Renovador) anunciou, esta quinta-feira, a sua extinção por via da abertura de um processo instaurado pelo Ministério Público junto do Tribunal Constitucional por falta de apresentação de contas entre 2019 e 2021. O anúncio foi feito pelo antigo juiz Rui Fonseca e Castro, atualmente o líder do partido, nas rede sociais do partido. 

D.R.

"Fomos agora citados para um processo de extinção instaurado pelo Ministério Público junto do Tribunal Constitucional, tendo como causa de pedir a não apresentação de contas nos anos de 2019, 2020 e 2021", lê-se na mensagem publicada nas redes sociais do partido da extrema-direita. Na publicação, o partido reconhece não ter apresentado as contas, mas diz ter feito esforços "no sentido de suprir tais falhas junto da Entidade das Contas e Financiamentos Políticos".

Esta decisão "constitui um golpe fatal num partido que já se encontrava extremamente débil". Os órgãos nacionais do Ergue-te foram eleitos em dezembro de 2024, altura em que o partido mudou de nome e símbolo. No entanto, o partido continuou sem conseguir eleger deputados para a Assembleia da República. Nas últimas eleições conseguiu apenas 9.190 votos.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela