Parlamento estende apoios às zonas afectadas por fogos de Outubro
A lei aprovada resulta de um texto consensualizado entre o PS, PSD, BE e CDS.
A Assembleia da República aprovou hoje uma lei que estende às zonas afectadas pelos incêndios de Outubro os benefícios e medidas de prevenção de incêndios já decididos para a região centro, em Junho.
O diploma abre também a possibilidade de o Governo estender as ajudas aos municípios afectados pelos fogos, entre Junho e Outubro, como Mação, onde, em Julho, as chamas destruíram, segundo a câmara, cerca de 75% do concelho.
A lei aprovada resulta de um texto consensualizado entre o PS, PSD, BE e CDS, a partir de projectos dos bloquistas e dos democratas-cristãos.
O PCP absteve-se, dado que tinha um projecto mais abrangente, alargando os apoios a todos os concelhos afectados pelos incêndios de 2017, sem ficar dependente de uma decisão do Governo, como acabou por ficar decidido, e apresentou uma declaração de voto.
Os incêndios do ano passado fizeram mais de uma centena de vítimas mortais, 66 em Junho em Pedrógão Grande e 45, em Outubro, na região centro, milhares de hectares de floresta destruída e milhões de euros de prejuízos.
Edições do Dia
Boas leituras!