Secções
Entrar

Parlamento aprova voto de pesar por Américo Amorim

19 de julho de 2017 às 20:36

PCP e BE votaram contra, e PEV absteve-se


A Assembleia da República aprovou hoje um voto de pesar pela morte do empresário Américo Amorim, a 13 de Julho, destacando a sua capacidade de "ver mais longe".

1 de 5
Foto: Arquivo Pessoal
Foto: José Coelho/Lusa
Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Pedro Ferrari/SÁBADO

Apresentado pelo PSD e pelo CDS, o texto, que sublinha o investimento na indústria da cortiça, que catapultou "Portugal para a liderança mundial", foi aprovado com os votos do PS, PSD, CDS e PAN, os votos contra do PCP e do BE, e a abstenção do PEV.

"Américo Amorim criou riqueza produtiva e, por via dela, acrescentou valor ao trabalho, empregando largos milhares de pessoas e nunca virando as costas ao tecido social da sua terra", lê-se no texto aprovado.

O empresário Américo Amorim, que nos últimos anos surgiu na revistaForbescomo o homem mais rico de Portugal, morreu a 13 de Julho, aos 82 anos.

Nascido em Mozelos, Santa Maria da Feira, em 21 de Julho de 1934, Américo Ferreira de Amorim fundou com familiares a Corticeira Amorim e construiu um dos maiores impérios industriais do país.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela