Secções
Entrar

Operação Aquiles: interrogatório começa às 07h00 de quinta-feira

06 de abril de 2016 às 20:50

O interrogatório judicial começa muito cedo (7h00) por forma a respeitar a norma legal que impõe que o detido deve ser ouvido por um juiz num prazo de 48 horas, explicou o advogado de Carlos Dias Santos

O interrogatório judicial dos 15 arguidos detidos no âmbito da Operação Aquiles inicia-se às 7h00 desta quinta-feira no Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC).

 

Melo Alves, advogado de defesa do ex-coordenador reformado da PJ Carlos Dias Santos, explicou que o interrogatório judicial começa muito cedo (7h00) por forma a respeitar a norma legal que impõe que o detido deve ser ouvido por um juiz num prazo de 48 horas.

 

O advogado tinha a expectativa de que o interrogatório iria começar ainda esta quarta-feira, com a identificação dos arguidos, mas tal não sucedeu, tendo o Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC) marcado o início das diligências para a manhã de quinta-feira.

 

Entre os detidos estão dois elementos da própria Polícia Judiciária, o coordenador reformado da PJ Carlos Dias Santos e o inspector-chefe da Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes (UNCTE) Ricardo Macedo, assim como um cabo da GNR do destacamento de Torres Vedras.

 

O processo envolve suspeitas de corrupção activa e passiva, tráfico de droga agravado, associação criminosa e branqueamento de capitais, estando em causa alegados pagamentos de luvas por parte de narcotraficantes.

 

No âmbito da Operação Aquiles foram realizadas várias diligências, tendo sido efectuadas 120 buscas, domiciliárias e não domiciliárias, com a participação de quase duas centenas e meia de polícias.

 

Os detidos têm idades entre 39 e 60 anos.

 

Carlos Dias Santos esteve 38 anos na PJ e pertenceu à Direcção Central de Investigação de Tráfico de Estupefacientes (DCITE) e à Direcção Central de Combate ao Banditismo (DCCB).

 

O inspector-chefe Ricardo Macedo, outro dos detidos, trabalhava na UNCTE.

 

A investigação está a cargo da Unidade Nacional de Combate à Corrupção em colaboração com a Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefaciente, num inquérito dirigido pelo Departamento Central de Investigação e Acção Penal.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela