Secções
Entrar

Olá Pai/Olá Mãe. Família de alegados burlões apanhada pela PJ

Luana Augusto 14 de maio de 2024 às 10:44

Homem de 38 anos é suspeito de ter praticado crimes de burla qualificada, associação criminosa e branqueamento de capitais, na sequência da burla "Olá Pai/Olá Mãe". A esposa e a filha também foram indiciadas pela coautoria do crime.

A Polícia Judiciária (PJ) deteve na segunda-feira, 14 de maio, um cidadão estrangeiro de 38 anos na sequência de uma denúncia recebida no passado mês de janeiro, e que tem por base a burla conhecida por "Olá Pai/Olá Mãe". É suspeito de ter praticado crimes de burla qualificada, associação criminosa e branqueamento de capitais.

PJ

"O desenvolvimento das diligências realizadas pelo Departamento de Investigação Criminal de Leiria da PJ permitiu identificar coincidências e apensar mais sete inquéritos, notando-se a utilização massiva de números de telemóveis irrepetíveis, de operadoras nacionais, para a prática deste tipo de ilícito, o que espoletou alertas e obrigou ao recurso a meios especiais de obtenção de prova", indicou a PJ em comunicado.

No decorrer da operação, a PJ conseguiu identificar o local onde estava montada a estrutura informática e de comunicações, no domicílio do detido. Além disso, foram apreendidos 49modem - um aparelho que é utilizado para troca de informação entre computadores - que acoplava 32 cartões SIM por aparelho, ou seja, um total de de 1.568 cartões.

De acordo com a PJ, "esta capacidade permitia a criação de milhares de contas, principalmente no WhatsApp, bem como a remessa/receção de mensagens na ordem dos milhares por dia, através da fraude 'olá pai, olá mãe' e outros fenómenos de burlas em ambiente digital". Este padrão ter-se-á repetido, com a utilização massiva de cartões.

Além deste cidadão foram ainda constituídas arguidas duas mulheres, que seriam a esposa e a filha do detido, e que foram indiciadas pela coautoria do mesmo crime. Foram ainda recolhidas provas de suspeitos residentes num país no Centro da Europa.

O detido de 38 anos será agora presente às autoridades judiciárias para primeiro interrogatório judicial e aplicação das medidas de coação.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela