Secções
Entrar

Obama: Não há "muros altos o suficiente" para conter pessoas com fome

06 de julho de 2018 às 17:51

Presidente nos EUA, no Porto, admitiu existir uma correlação entre as alterações climáticas e a migração de populações. E falou sobre a polarização política dos EUA.

O ex-presidente dos EUA Barack Obama disse, esta sexta-feira, que não há "muros altos o suficiente" para conter pessoas com fome, admitindo existir uma correlação entre as alterações climáticas e a migração de populações.

1 de 6
Foto: Will Oliver
Foto: Leigh Vogel/Getty Images
Foto: REUTERS/Kevin Lamarque
Foto: REUTERS/Joshua Roberts
Foto: Mandel Ngan/AFP/Getty Images
Foto: Reuters

"Podemos ter a certeza que vamos ter movimentações em massa de pessoas em todo o mundo" como consequência das alterações climáticas que são um factor de risco para o "aumento dos conflitos", destacou o 44º presidente dos EUA durante a cimeira Climate Change Leadership, realizada esta sexta-feira no Porto.

Obama disse que um dos factores que provocou o conflito na Síria foi a "seca persistente que levou agricultores para as cidades", alterando radicalmente a demografia e o poder político.

"Acredito nos especialistas e na ciência. Sei que há quem não [acredite]", assinalou o ex-Presidente norte americano, destacando que "a solução não é rejeitar a ciência", mas encontrar um "compromisso cívico" comum.

Questionado sobre o papel dos media tradicionais na democracia e no combate às alterações climáticas, Obama relatou como nos EUA quem assiste à Fox Newstem uma percepção da realidade diferente da de quem lê oNew York Times, sendo essa "uma das razões da polarização política" no país.

"A solução? Não tenho resposta. A internet tornou isto pior. É muito fácil escolher uma pessoa e dar-lhe informação falsa", indicou.

E acrescentou: "A solução será se os media tradicionais forem mais criativos e reconheçam o papel que têm na nossa liberdade. São protectores da nossa democracia e temos de encontrar meios para apoiar o jornalismo sério".

"A democracia funciona se todos acreditarmos nos mesmo factos [mas] podemos interpretar esses factos de forma diferente", referiu

Obama deixou ainda uma palavra aos jovens sobre a necessidade de envolver as novas gerações para encontrar soluções, considerando que são "mais sofisticados e com mais preocupações climáticas".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela