Secções
Entrar

Novo vereador do Urbanismo da Câmara de Lisboa já assumiu funções

10 de outubro de 2019 às 16:10

Ricardo Veludo iniciou funções na Câmara Municipal de Lisboa em 2013 para dar apoio administrativo na área da habitação e do desenvolvimento local tendo posteriormente transitado para o gabinete das Finanças,

O novo vereador do Urbanismo da Câmara de Lisboa, Ricardo Veludo, já assumiu funções e participou esta quinta-feira pela primeira vez numa reunião camarária, sucedendo no cargo ao arquitetoManuel Salgado, disse à Lusa fonte da autarquia. A saída de Manuel Salgado, vereador do Urbanismo desde 2007, tinha sido anunciada no final de julho. Fonte da autarquia adiantou à Lusa que Manuel Salgado renunciou ao cargo em 07 de outubro.

O novo vereador, de 47 anos, é licenciado em engenharia do território pelo Instituto Superior Técnico e dava aulas na Escola Superior de Atividades Imobiliárias. Ricardo Veludo iniciou funções na Câmara Municipal de Lisboa em 2013 para dar apoio administrativo na área da habitação e do desenvolvimento local, no gabinete da vereadora Paula Marques, tendo posteriormente transitado para o gabinete das Finanças, responsabilidade do atual vice-presidente da Câmara de Lisboa, João Paulo Saraiva.

Quando foi anunciada a sua entrada no executivo camarário, Ricardo Veludo coordenava o Programa de Habitação Acessível da autarquia da capital. Antes de chegar à Câmara de Lisboa colaborou com o município de Sines, tendo participado na elaboração de vários estudos e planos.

Manuel Salgado, de 75 anos, era vereador do Urbanismo na Câmara de Lisboa desde as eleições intercalares de 2007, tendo também sido vice-presidente do município até às autárquicas de 2013, ano em que Fernando Medina, atual presidente, passou a ser o braço direito de António Costa, então líder do executivo municipal socialista.

Além de vereador, Manuel Salgado desempenhava o cargo de presidente do conselho de administração da empresa municipal Lisboa Ocidental SRU -- Sociedade de Reabilitação Urbana. Numa entrevista ao jornal Expresso, divulgada em 31 de julho, o arquiteto admitiu a possibilidade de manter o cargo que desempenhava na SRU. Contudo, até ao momento, a autarquia não esclareceu se Manuel Salgado irá ou não continuar à frente daquela empresa municipal.

Manuel Salgado admite injustiças sem intenção em despedida da CML

Manuel Salgado, o ex-vereador do Urbanismo da Câmara Municipal de Lisboa, anunciou no fim de julho que ia abandonar o cargo em setembro. Numa carta a que a SÁBADO teve acesso, despede-se dos funcionários e dirigentes da autarquia.



Na carta de renúncia que enviou ao presidente da câmara, com data de 15 de julho, Manuel Salgado justificava a demissão com a necessidade de "renovar os decisores e os procedimentos, abrindo novas perspetivas e permitindo novos olhares sobre os projetos para a cidade", acrescentando que na altura da constituição das listas para as últimas autárquicas quis que "ficasse logo salvaguardada a possibilidade" da sua substituição a meio do mandato.

"Nesse sentido, e porque entendo ter chegado o momento daquela renovação, venho apresentar a minha renúncia ao mandato de vereador da Câmara Municipal de Lisboa", lia-se na carta. Na missiva, o agora ex-vereador considerava que "a vida pública e política piorou muito" ao longo dos últimos 12 anos, possibilitando a "manipulação dos 'media' e a difusão da mentira".

Manuel Salgado assumia ainda que os anos em que esteve à frente do pelouro do Urbanismo foram "desgastantes pelas invejas e inimizade" que se criam no exercício daquelas funções. O arquiteto ressalvava, contudo, que, "apesar da idade", não se sentia "esgotado fisicamente" e que tinha ainda "muitas ideias e projetos que gostaria de realizar em prol de Lisboa".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela