Secções
Entrar

Motoristas: Sindicato mantém desafio à ANTRAM para encetar negociações

15 de agosto de 2019 às 11:39

O presidente do Sindicato Nacional de Motoristas de Matérias Perigosas disse ficar "à consideração da ANTRAM" manter a posição de recusar negociações caso os motoristas não desconvoquem a greve.

O presidente do Sindicato Nacional de Motoristas de Matérias Perigosas garantiu que vai estar às 15:00 na Direção Geral do Emprego e Relações de Trabalho apesar da recusa da ANTRAM em negociar sem os motoristas desconvocarem a greve.

"O desafio lançado ontem [quarta-feira] para as 15h00 de hoje mantém-se", afirmou Francisco São Bento, acrescentando esperar que "ambas as entidades [Governo e ANTRAM] se apresentem na DGERT".

O presidente do Sindicato Nacional de Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP) disse ficar "à consideração da ANTRAM" manter a posição de recusar negociações caso os motoristas não desconvoquem a greve.

Francisco São Bento falava em Aveiras de Cima, onde se prepara para reunir com os associados do sindicato.

O presidente do SNMMP adiantou que depois "ontem [quarta-feira] os motoristas terem dado uma mensagem ao senhor ministro, após as ameaças de detenção", os associados vão continuar a cumprir os serviços mínimos.

Francisco São Bento disse ainda aos jornalistas que o sindicato está a "analisar a situação" após o acordo assinado na noite de quarta-feira entre a Antram e a Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (Fectrans) e a "ponderar as próximas estratégias".

O presidente do Sindicato afirmou ainda não se sentir "isolado" após o acordo entre os patrões e a federação e afirmou que a greve vai continuar "cumprindo os serviços mínimos e a requisição civil".

Os motoristas de matérias perigosas e de mercadorias cumprem hoje o quarto dia de uma greve por tempo indeterminado, que levou o Governo a decretar uma requisição civil na segunda-feira à tarde, alegando incumprimento dos serviços mínimos.

A greve foi convocada pelo SNMMP e pelo Sindicato Independente dos Motoristas de Mercadorias (SIMM), com o objetivo de reivindicar junto da Antram o cumprimento do acordo assinado em maio, que prevê uma progressão salarial.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela