Motas nas faixas do bus em Lisboa este ano
A Câmara Municipal de Lisboa aprovou hoje, por unanimidade, a circulação experimental de motociclos nalgumas faixas de transportes públicos da cidade
O projecto-piloto foi aprovado para as avenidas Calouste Gulbenkian e de Berna e na Rua Braamcamp, onde serão feitas "algumas obras físicas curtas e pinturas nos pavimentos", disse fonte da autarquia.
A proposta, assinada pelos vereadores Manuel Salgado (Urbanismo) e Carlos Manuel Castro (Mobilidade de Proximidade), explica que a alteração do Código da Estrada veio permitir esta aplicação, mediante deliberação municipal e que, por isso, a Direcção Municipal de Mobilidade e Transportes estudou essa possibilidade.
A escolhida das vias teve por base "critérios de segurança na circulação, fluidez de tráfego e a ligação entre pontos de atração, zonas residenciais, polos de emprego, redes de transporte público e interfaces", justificam.
No final do encontro, o vereador centrista, João Gonçalves Pereira, que apresentou uma proposta para se dar início a esta experiência em Fevereiro de 2015, congratulou-se com a decisão, por "dar cumprimento à deliberação do CDS".
Na altura, com o documento aprovado por unanimidade, ficou assente que a Direcção Municipal de Mobilidade e Transportes iria realizar em seis meses um estudo sobre a viabilidade do projeto.
Nessa ocasião, foi ainda aprovada uma proposta do PCP para que as motos tenham uma "caixa de paragem adiante dos outros veículos para poderem partir antes e não serem incómodas para o trânsito", referiu o vereador comunista Carlos Moura, indicando que tal possibilidade vai agora ser avaliada pelos serviços.
Edições do Dia
Boas leituras!