Secções
Entrar

Ucrânia confirma morte de um dos portugueses que lutava no seu território

Luana Augusto 02 de janeiro de 2025 às 20:21

Chamava-se João Luís Chaves Natário e segundo o jornal ucraniano Euromaidan Press morreu a combater na guerra entre a Rússia e a Ucrânia. Em julho, a Rádio Brigantina já tinha avançado com a notícia.

A Ucrânia confirmou agora a morte de João Luís Chaves Natário, um dos portugueses que lutava no seu território. A notícia foi confirmada na quarta-feira, 1 de janeiro, peloMemorial Internacional Volunteers for Ukrainee citada pelo jornal ucraniano Euromaidan Press. A notícia da sua morte já tinha sido avançada em julho pela Rádio Brigantina, de Bragança, região onde tinha sido bombeiro voluntário.

DR

"Eles deram as suas vidas pela Ucrânia e pela Europa", começou por anunciar o jornal através da rede social X. "Descansem camaradas."

Além de João Luís Natário, o jornal ucraniano confirmou ainda as mortes de Serhii Tarasenko, Andrii Sivak, de 25 anos, e Anatolii Bereziak.

João Luís Chaves Natário fazia parte de um grupo de portugueses que combatem em solo ucraniano. Deste grupo faz também parte João G., polícia do Exército e personal trainer, da brigada Azov, com quem a SÁBADO falou e que confessou ter entrado neste conflito com o objetivo de "ajudar e salvar estas pessoas e o meu próprio país". 

O português que morreu este ano em combate fazia parte da Legião Estrangeira, de França, onde os pais estavam emigrados. Tinha 38 anos e estava na Ucrânia desde o primeiro ano da guerra, em 2022.

Sabe-se que em 2022 existiam pelo menos 7 portugueses a combater na Ucrânia, de acordo com dados do Ministérios dos Negócios Estrangeiros. Na altura, o então ministro, Augusto Santos Silva, garantiu que Portugal não concordava com este procedimento

Notícia atualizada no dia 3 de janeiro para dar conta de que a morte de João Natário em combate já tinha sido noticiada em julho e que agora a informação foi confirmada pela Ucrânia.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela