Morreu o ex-ministro João Cravinho
O antigo ministro tinha 88 anos. O socialista e maçon morreu "tranquilamente em casa".
Morreu o antigo ministro João Cravinho aos 88 anos. A notícia é avançada pela Antena 1 citando fonte familiar. De acordo com a família, João Cravinho morreu "tranquilamente em casa".
Cravinho foi ministro da Indústria e Tecnologia do IV Governo Provisório, liderado por Vasco Gonçalves, em 1975. Foi ainda ministro do Equipamento, Planeamento e Administração do Território no XIII Governo, quando António Guterres foi primeiro-ministro.
Em 2006, enquanto deputado socialista, João Cravinho apresentou um ‘pacote anti-corrupção’, que incluía a polémica proposta de criminalização do enriquecimento ilícito, e que foi rejeitado pela sua própria bancada parlamentar, numa altura em que o líder do PS era o primeiro-ministro, José Sócrates. Outra proposta de João Cravinho previa colocar sob suspeita uma pessoa cujas declarações de rendimentos não correspondessem ao seu real património. Esta ideia foi também rejeitada pelos socialistas, que argumentaram que se estaria a inverter o ónus da prova. Em 2021 acusou Sócrates e o seu executivo de travar o combate à corrupção.
Era pai do ex-ministro João Gomes Cravinho. O seu filho foi ministro da Defesa e posteriormente ministro dos Negócios Estrangeiros em executivos liderados por António Costa.
O antigo ministro socialista revelou em 2012 que era maçon e defendeu que os ministros reconhecessem publicamente as filiações quando exercem funções em órgãos de soberania.
Edições do Dia
Boas leituras!