Secções
Entrar

Montenegro expressa condolências ao povo e às famílias do presidente e do ministro iranianos

Lusa 20 de maio de 2024 às 11:58

O helicóptero, onde seguia o presidente e o ministro dos Negócios Estrangeiros iranianos, despenhou-se no domingo, na zona de Kalibar e Warzghan, na província do Azerbaijão Oriental.

O primeiro-ministo português, Luís Montenegro, expressou esta segunda-feira as suas condolências ao povo iraniano pela morte do Presidente do Irão, Ebrahim Raisi, e do chefe da diplomacia daquele país, Hossein Amir-Abdolahian, num acidente de helicóptero.

MANUEL DE ALMEIDA/LUSA

"Em nome do Governo português e no meu próprio, apresento sinceras condolências ao povo iraniano e às famílias do Presidente Ebrahim Raisi e do Ministro dos Negócios Estrangeiros Abdollahian, que perderam a vida no trágico acidente deste fim de semana", escreveu Luís Montenegro na sua conta oficial na rede X (antigo Twitter).

As equipas de socorro iranianas recuperaram esta segunda-feira os restos mortais de Ebrahim Raisi e dos outros oito passageiros que seguiam no helicóptero que se despenhou no domingo no noroeste do Irão, anunciou a organização humanitária Crescente Vermelho.

O helicóptero despenhou-se na zona de Kalibar e Warzghan, na província do Azerbaijão Oriental, no noroeste do país.

Poucas horas antes, o Governo iraniano confirmava a morte de Raisi, acrescentando que o desastre não vai causar "qualquer perturbação na administração" do país.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela