Secções
Entrar

Microcâmaras e "skimmer": como dois detidos clonavam cartões bancários

22 de novembro de 2019 às 14:04

Os detidos, de 42 e 26 anos, já teriam obtido cerca de 13 mil euros de forma fraudulenta.

A Polícia Judiciária anunciou hoje a detenção de dois homens, de nacionalidade búlgara, que instalaram microcâmaras e outros dispositivos em caixas ATM para obterem dados de cartões bancários, para posterior clonagem e levantamentos de dinheiro.

Os detidos, de 42 e 26 anos, que já teriam obtido cerca de 13 mil euros de forma fraudulenta, serão submetidos hoje a interrogatório judicial, respondendo pelos crimes de associação criminosa e falsidade informática.

As detenções ocorreram após diligências da Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e à Criminalidade Tecnológica (UNC3T) da Polícia Judiciária após ter havido o registo de uma multiplicidade de ocorrências relacionadas com a deteção de vários dispositivos `skimmer', montados em terminais ATM.

As detenções verificaram-se na quarta-feira pelas 23:30 junto ao Centro Comercial da Mouraria, Lisboa, quando os dois homens se encontravam junto a um terminal ATM.

Foram apreendidos vários dispositivos 'skimmer', microcâmaras, placas e ferramentas para montagem/fabricação de dispositivos, cartões contrafeitos e dados de cartões (várias origens).

A operação policial teve a colaboração das empresas operadoras de caixas ATM Euronet e SIBS.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela