Secções
Entrar

Médicos pedem reconstrução do SNS, sob o risco de Portugal "perdê-lo de vez"

Lusa 15 de setembro de 2025 às 09:36

A FNAM pretende "a abertura imediata de negociações sérias" porque considera que "o tempo está a esgotar-se".

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) exigiu hoje a reconstrução do Serviço Nacional de Saúde (SNS), com melhores condições profissionais para os clínicos, por ocasião do 46.º aniversário daquele sistema estatal de cuidados à população.
LUSA_EPA
"Em vez de apostar num SNS forte, universal e acessível, o Governo de Luís Montenegro opta por manter o subfinanciamento crónico, empurrar os profissionais para fora do serviço público e abrir espaço aos privados, que aguardam o retorno dos mil milhões de euros de investimento que têm vindo a ser anunciados", acusou a FNAM. No texto intitulado "FNAM alerta: Reconstruir ou perdê-lo de vez", os dirigentes desta confederação profissional defendem que "o salário-base dos médicos continua desajustado face à responsabilidade e exigência da profissão", lamentando que a classe tenha de "'aguentar o serviço', mas sem condições dignas para o fazer".
"É por isso que cada vez mais médicos abandonam o SNS. E é também por isso que a FNAM insiste: sem carreiras estáveis e atrativas, não haverá futuro para o SNS", continua o texto. A FNAM pretende "a abertura imediata de negociações sérias" porque considera que "o tempo está a esgotar-se". "A qualidade dos cuidados de saúde exige tempo, estabilidade e profissionais valorizados - não horas extraordinárias sem fim, nem objetivos impostos como numa fábrica", lê-se ainda.
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Dinheiro

Os testamentos de Francisco Pinto Balsemão

TextoAna Taborda
FotosAna Taborda
JUSTIÇA. O QUE ESTÁ NO PROCESSO INFLUENCER

Escutas da Operação Influencer. Sei o que disseste ao telefone durante três anos

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima