Secções
Entrar

Mau tempo obriga ao encerramento de nove barras

11 de janeiro de 2018 às 07:27

Nove barras de Portugal continental estão encerradas à navegação e duas estão condicionadas devido à previsão de agitação marítima.


1 de 3
Foto: COFINA MEDIA
Foto: COFINA MEDIA
Foto: COFINA MEDIA

Nove barras de Portugal continental estão hoje fechadas à navegação e duas estão condicionadas devido à previsão de agitação marítima, de acordo com informação disponível no 'site' da Marinha Portuguesa.

Segundo a Marinha, as barras marítimas de Caminha, Vila Praia de Âncora, Esposende, Póvoa do Varzim, Douro, Vila do Conde, Figueira da Foz, São Martinho do Porto e Ericeira hoje fechadas à navegação devido à previsão de agitação marítima forte, com ondas de noroeste com 04 a 05 metros.

A barra marítima de Viana do Castelo está fechada a embarcações de comprimento inferior a 30 metros e a de Aveiro a barcos de comprimento inferior a 35 metros.

Por causa da agitação marítima, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou sob aviso amarelo toda a costa de Portugal continental até às 18:00 de hoje.

O IPMA colocou ainda sob aviso amarelo o grupo ocidental dos Açores (ilhas das Flores e Corvo) por causa da agitação marítima entre as 15:00 de hoje e as 18:00 de sexta-feira.

O agravamento do estado do mar levou a Autoridade Marítima Nacional e a Marinha a reforçar a recomendação, em especial à comunidade piscatória e da náutica de recreio que se encontra no mar, para o regresso ao porto de abrigo mais próximo e a adoção de medidas de precaução.

À população em geral que frequente as zonas costeiras, nos Açores e ao longo de toda a faixa litoral oeste do continente, as autoridades aconselham que, até ao final do dia de hoje, se abstenham da prática de passeios junto à costa e nas praias, bem como da prática de atividades lúdicas nas zonas expostas à agitação marítima.

O IPMA prevê para hoje períodos de céu muito nublado, tornando-se pouco nublado a partir do final da tarde, aguaceiros nas regiões Norte e Centro até ao início da manhã, sendo fracos e dispersos em todo o território até ao final da tarde e sob a forma de neve acima de 800 metros nas regiões Norte e Centro, subindo gradualmente a cota a partir da tarde.

A previsão aponta ainda para condições favoráveis à ocorrência de trovoada e queda de granizo até ao início da manhã a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, formação de gelo ou geada, em especial nas regiões do interior e pequena descida de temperatura, em especial da mínima.

O Instituto prevê ainda vento fraco a moderado de noroeste, soprando moderado na faixa costeira a norte do Cabo da Roca até ao final da manhã, tornando-se fraco a partir do final da tarde.

Nas terras altas, o vento soprará forte com rajadas até 80 quilómetros por hora, tornando-se gradualmente moderado a partir da tarde.

Quanto às temperaturas, as mínimas vão oscilar entre os zero graus Celsius (em Bragança, Viseu e Guarda) e os 08 (em Lisboa) e as máximas a variar entre os 06 (em Bragança e na Guarda) e os 17 (em Faro).

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela