Secções
Entrar

Marta Temido: Grupo técnico recuou sobre critério do aborto devido ao "sentir social"

Lusa 12 de maio de 2022 às 10:37

"Sempre dissemos que não estava em causa o direito das mulheres", referiu a ministra da Saúde.

A ministra da Saúde insistiu hoje que não estava em causa o direito das mulheres no caso dos indicadores de avaliação das Unidades de Saúde Familiar que incluíam o aborto e disse que o grupo técnico recuou na proposta para responder ao "sentir social".

António Pedro Santos/LUSA

"O grupo deu uma nota sobre o tema, referindo que havia necessidade de acompanhar aquilo que era o sentir social, que não estava minimamente posto em causa. Sempre dissemos que não estava em causa o direito das mulheres e, portanto, há um adaptar do indicador para responder aquilo que efetivamente se pretendia", justificou Marta Temido.

Na quarta-feira, o grupo de trabalho criado para rever o modelo de organização e funcionamento das Unidades de Saúde Familiar (USF) modelo B decidiu retirar os indicadores relativos à Interrupção Voluntária da Gravidez’ (IVG) e às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) da avaliação de desempenho dos profissionais.

Na nota que divulgou a propósito deste recuo, o grupo técnico apresentou um pedido de desculpas "a todas as mulheres que se sentiram ofendidas com esta proposta", reforçando "a necessidade de continuar a defender medidas que assegurem o acesso à informação, a métodos de contraceção eficazes e seguros, a serviços de saúde que contribuem para a vivência da sexualidade de forma segura e saudável, independentemente do género".

Questionada sobre se acompanha este pedido de desculpas, a ministra respondeu: "O Ministério da Saúde não faz censura dos trabalhos dos grupos técnicos, acompanha-os, respeita-os , estimula-os, mas tem também a obrigação de, com uma outra leitura, que é uma leitura política da realidade, conduzir o trabalho no sentido de que ele reflita não só escolhas técnicas corretas, mas também aquilo que é o sentir geral da população".

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela