Secções
Entrar

Mariana Mortágua não se irá recandidatar à liderança do Bloco de Esquerda

Luana Augusto 25 de outubro de 2025 às 13:21

Coordenadora defende que o partido não foi capaz de "gerar um novo impulso político e eleitoral".

A coordenadora do Bloco de Esquerda (BE), Mariana Mortágua, anunciou na manhã deste sábado (25) que não se irá recandidatar à liderança do partido. O anúncio foi feito através de uma carta enviada aos militantes do Bloco de Esquerda.
Hugo Delgado/LUSA_EPA
"Comunico-vos que decidi não me candidatar a um novo mandato de coordenadora do Bloco de Esquerda", escreveu Mariana Mortágua. Na mensagem, a atual coordenadora considerou que o partido não foi capaz de "gerar um novo impulso político e eleitoral" e recordou que quando foi eleita, há dois anos e meio, "conhecia as difíceis condições políticas da esquerda e do partido". “A direção por mim encabeçada foi incapaz de inverter a excessiva centralização da estrutura do Bloco [de Esquerda] e gerar um novo impulso político e eleitoral. Bem sabemos das empenhadas campanhas de ódio dos nossos adversários, mas o certo é que não conseguimos neutralizá-las”, lamentou. Mortágua, defendeu também que "depois do colapso da maioria absoluta do PS e com o reforço da direita e da extrema-direita era preciso encontrar outros caminhos", objetivo esse que, na sua opinião, "não foi cumprido". Além disso, apontou que não só houve uma "redução do espaço eleitoral do Bloco [de Esquerda]", como também "a renovação que então fizemos não se revelou suficiente para relançar a nossa intervenção social".
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela