Secções
Entrar

Marcha LGBTI+ do Porto vai terminar com festa no Largo Amor de Perdição

Lusa 05 de julho de 2023 às 16:00

A Marcha do Orgulho LGBTI+ do Porto vai iniciar-se na Praça da República e culminar no Largo Amor de Perdição, adiantou Filipe Gaspar, dizendo que já não está previsto o arraial, mas um encontro e momento de festa. Decisão surge depois de diferendo sobre local do arraial com a autarquia.

A Marcha do Orgulho LGBTI+ do Porto, que decorre no sábado, vai iniciar-se na Praça da República e culminar no Largo Amor de Perdição, com um encontro e "momento de festa" entre os participantes, adiantou esta quarta-feira a comissão organizadora.

Reuters

Em declarações à agência Lusa, Filipe Gaspar, membro da Comissão Organizadora da Marcha do Orgulho LGBTI+ do Porto, adiantou que a realização da marcha já foi comunicada às autoridades, nomeadamente à Polícia de Segurança Pública (PSP).

A Marcha do Orgulho LGBTI+ do Porto vai iniciar-se na Praça da República e culminar no Largo Amor de Perdição, adiantou Filipe Gaspar, dizendo que já não está previsto o arraial, mas um encontro e momento de festa.

Segundo o responsável, a iniciativa [marcha e encontro] tem autorização para decorrer até às 00h30 de domingo.

Na segunda-feira, o presidente da Câmara do Porto afirmou que o arraial que precedia a Marcha do Orgulho LGBTI+ poderia realizar-se na Alameda das Fontaínhas, mas quenão contaria com o apoio do município, que apenas apoiava o evento se o mesmo se realizasse no Parque do Covelo.

"Dissemos que montaríamos tudo o que fosse preciso e indicámos o Parque do Covelo (...) Eles disseram que não querem, que aquilo que querem é organizar nas Fontaínhas. Se eles quiserem acabar a marcha nas Fontaínhas e fazer o arraial nas Fontaínhas não tem problema nenhum. Fazem ao abrigo do direito à manifestação, não vão é ter apoio da câmara", salientou Rui Moreira.

Questionado sobre os motivos que levaram a autarquia a não aceitar a realização do arraial na Alameda das Fontaínhas, conforme tinha sido solicitado pelos organizadores, Rui Moreira afirmou que, naquele local, a situação é semelhante ao Largo Amor de Perdição, onde se realizou o anterior arraial e onde a organização tencionava inicialmente fazer o evento.

"Da mesma maneira que as pessoas do Largo Amor de Perdição têm direito ao seu descanso e sossego, entendemos que nas Fontaínhas é rigorosamente a mesma coisa", referiu o autarca independente, acrescentando que o Parque do Covelo tem "todas as condições".

Rui Moreira afirmou ainda que a ideia de que o município está a proibir a realização da marcha e do arraial "é mentira" e "uma instrumentalização".

No dia 25 de junho, a Comissão Organizadora da Marcha do Orgulho LGBTI+ do Porto lançou uma petição 'online' a reivindicar que a 18.ª MOP aconteça no centro do Porto e não seja remetida "à invisibilidade" pelo município, que foi entregue na quarta-feira à Câmara, com 5.701 assinaturas.

No fim de semana, a cidade do Porto recebe também o festival Porto Pride, que decorre, a partir de sexta-feira, no Parque da Pasteleira, local cedido pela Câmara Municipal do Porto.

O Porto Pride, que se realiza na cidade desde 2001, é de acesso livre e gratuito, e conta com artistas como Favela Lacroix, Titica, DJ Pam, DJ Raul Mata, DJ Luís Marques, Lilly Prozac, Victoria Kox e Agatha Top.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela