Secções
Entrar

Marcelo veta lei da Eutanásia e decreto é devolvido à Assembleia da República

Diogo Camilo 30 de novembro de 2021 às 00:09

Presidente da República solicita alterações à segunda versão da lei como a clarificação dos termos de de "doença fatal" ou "doença incurável" para a permissão de antecipação da morte.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vetou esta segunda-feira à Assembleia da República o decreto sobre a morte medicamente assistida, envolvendo a eutanásia e o suicídio medicamente assistido.

Em nota na página da Presidência, é referido que o "Presidente da República decidiu, hoje, devolver à Assembleia da República o decreto sobre morte medicamente assistida, envolvendo a eutanásia e o suicídio medicamente assistido, recebido no dia 26 de novembro".

Marcelo Rebelo de Sousa Lusa

A nota adianta que o "Presidente da República devolveu, sem promulgação, o Decreto da Assembleia da República n.º 199/XIV, de 5 de novembro de 2021, que regula as condições em que a morte medicamente assistida não é punível e altera o Código Penal, nos termos da nota e da mensagem infra".

Ao devolver o decreto, Marcelo solicita alterações à segunda versão da lei como a clarificação dos termos de de "doença fatal" para a permissão de antecipação da morte e do alagarmento a outra norma, a de "doença incurável" mesmo se não fatal, e, noutra ainda, a "doença grave". "O Presidente da República pede que a Assembleia da República clarifique se é exigível "doença fatal", se só "incurável", se apenas "grave"" refere a nota.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela