Secções
Entrar

Marcelo sobre crise política: "Terei oportunidade de dizer o que penso"

Leonor Riso 03 de maio de 2023 às 19:58

Presidente da República irá falar aos portugueses acerca da crise política que levou ao pedido de demissão de João Galamba, e à sua não aceitação por António Costa.

O Presidente da República irá falar aos portugueses acerca da crise política suscitada pela não aceitação, por António Costa, da demissão do ministro das Infraestruturas João Galamba. Marcelo Rebelo de Sousa saiu do Palácio de Belém para jantar e indicou aos jornalistas no local que iria partilhar com os portugueses a sua opinião.

REUTERS/Rodrigo Antunes/File Photo

"Certamente terei oportunidade de dizer aos portugueses o que penso, mas hoje não", referiu.

Depois do jantar, Marcelo Rebelo de Sousa indicou que falaria "amanhã ou assim" e que, fale ou não, "o País é sempre o mesmo". "É preciso ter calma, não dar o corpo pela alma, já dizia Pedro Abrunhosa", terminou.

Foram as primeiras declarações do Presidente da República após a nota publicada no site da Presidência, depois de António Costa ter anunciado que não aceitava a demissão de João Galamba, divulgada junto das redações através de comunicado minutos antes.

Segundo o jornalExpresso, Marcelo Rebelo de Sousa tinha feito Costa saber que queria a saída de Galamba, em causa devido à polémica entre ele e o ex-adjunto Frederico Pinheiro (que terá agredido e retirou um computador do Ministério) e às informações reveladas por notas tiradas durante uma reunião entre o Governo, deputados do PS e a CEO da TAP.

Esta quarta-feira, os deputados aprovaram a audição de João Galamba no Parlamento, na CPI da TAP. O seu ex-adjunto e a sua chefe de gabinete, Maria Eugénia Cabaço, também serão ouvidos.

Também hoje, o diretor da Polícia Judiciária Luís Neves revelouter sido contactado por um membro do Governo sobre o computador levado pelo ex-adjunto. O jornalExpressorevelou que esse membro se tratava de João Galamba.

Foi ainda revelado queo Conselho de Fiscalização do SIRP não descobriu qualquer atuação ilegaldo Serviço de Informações de Segurança no que toca à recuperação do computador do ex-adjunto, que ocorreu na via pública.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela