Secções
Entrar

Marcelo conversou com Ferro Rodrigues após cirurgia e encontrou-o em boa forma

21 de março de 2018 às 20:06

O presidente da Assembleia da República foi submetido a uma intervenção cirúrgica num pulmão, no Hospital Pulido Valente, que "decorreu com sucesso".

O chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, visitou o presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, após a cirurgia a que foi submetido esta quarta-feira, e disse que conversaram e o encontrou em boa forma.

1 de 5
Foto: Marisa Cardoso
Foto: MIGUEL A. LOPES/LUSA

"Está em franca recuperação e em boa forma", declarou o Presidente da República aos jornalistas, à chegada a uma iniciativa na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa. Ferro Rodrigues estava "muito bem-disposto" e a cirurgia "tinha corrido muito bem", adiantou o Chefe de Estado.

"Foi para mim mesmo, que sou um curioso destas matérias, surpreendente a forma em que se encontrava, sobretudo depois de uma intervenção que tinha sido ao começo da tarde", acrescentou.

O chefe de Estado referiu ainda que, porque "leva muito a peito o exercício das suas funções", Ferro Rodrigues "estava um bocadinho obcecado com a ideia de voltar ao trabalho e isso naturalmente não é possível" neste momento.

O presidente da Assembleia da República, que é a segunda figura na hierarquia do Estado, foi submetido a uma intervenção cirúrgica num pulmão, no Hospital Pulido Valente, em Lisboa, que "decorreu com sucesso".

"Efectivamente o doutor Ferro Rodrigues foi por mim operado hoje de tarde. Foi operado a um pulmão. Foi uma cirurgia programada que decorreu da forma prevista, sem complicações, e poderia acentuar que correu muito bem", disse aos jornalistas Francisco Félix, director do Serviço de Cirurgia Torácica do Hospital Pulido Valente - Centro Hospitalar de Lisboa Norte, que recusou responder se teria sido retirado um nódulo do pulmão.

"Vai-me perdoar, mas eu não vou focar nenhum aspecto de ordem clínica, que diga respeito sequer ao diagnóstico, à terapêutica ou ao prognóstico. Não vou revelar qual foi o objectivo da cirurgia, isso é da esfera do sigilo", disse.

A hipótese de uma intervenção ao outro pulmão - conforme referido no comunicado de terça-feira do gabinete do presidente da Assembleia da República - "não está descartada e foi conversada com o paciente". "Vai ser objecto de análise depois de termos os resultados desta intervenção e avaliarmos a evolução da cirurgia a que agora foi submetido", explicou, acrescentando não ter "uma previsão da alta".

Francisco Félix respondeu ainda aos jornalistas que "Ferro Rodrigues não é fumador há muito anos", sublinhando que está "muito animado, muito bem-disposto". "Ele não está autorizado a conceder-vos uma entrevista porque eu o proíbo por razões clínicas, porque ele está perfeitamente bem", exemplificou.

De acordo com o comunicado de terça-feira do gabinete de Ferro Rodrigues, "atento o impedimento temporário, e de acordo com o previsto no Regimento da Assembleia da República, o presidente Eduardo Ferro Rodrigues será substituído, até ao dia 29 deste mês, pelo vice-presidente eleito pelo grupo parlamentar a que pertence, neste caso o deputado Jorge Lacão".

"Em caso de necessidade, a substituição do presidente da Assembleia da República poderá ser prorrogada", informava a mesma nota.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela