Secções
Entrar

Manuel Pedro, histórico militante do PCP, morre aos 94 anos

Lusa 01 de dezembro de 2025 às 12:04

Manuel Pedro era membro do PCP desde 1956, tendo entrado para os quadros de funcionários do PCP em maio de 1959.

O resistente antifascista e militante do PCP Manuel Pedro morreu aos 94 anos, informou esta segunda-feira o Secretariado do Comité Central do Partido Comunista Português, em comunicado.
PCP Filipe Farinha
Nascido em Lisboa a 19 de Agosto de 1931, Manuel Pedro era membro do PCP desde 1956, tendo entrado para os quadros de funcionários do PCP em maio de 1959. Esteve preso por três vezes, tendo totalizado 11 anos de prisão. "Em todas elas enfrentou com grande coragem o embate com os esbirros da PIDE [Polícia Internacional e de Defesa do Estado]", salientou o partido, que informou da sua morte "com profunda mágoa e tristeza", transmitindo "às suas filhas, netas e bisnetos as suas sentidas condolências". O corpo de Manuel Pedro vai estar hoje em câmara ardente, a partir das 17:30, na capela da Boa Hora, na Ajuda, em Lisboa, e o funeral realiza-se na terça-feira, 02 de dezembro, saindo pelas 13:30 para o cemitério de Barcarena, onde será cremado pelas 14:40.
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela