Secções
Entrar

Mais nove casos de varíola dos macacos. 58 infeções confirmadas

Sofia Parissi com Leonor Riso 26 de maio de 2022 às 12:34

Os novos casos foram confirmados pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge.

A Direção-Geral da Saúde (DGS) confirmou mais nove casos de varíola dos macacos em Portugal, notificados pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA). Até ao momento foi registado um total de 58 casos.

CDC/Handout via REUTERS

A maioria das infeções foram notificadas em Lisboa e Vale do Tejo, mas também há registo de casos nas regiões Norte e Algarve. Todas as infeções são em homens entre os 23 e os 61 anos. A maioria tem menos de 40 anos.

"Os casos identificados mantêm-se em acompanhamento clínico, encontrando-se estáveis e em ambulatório. Estão em curso os inquéritos epidemiológicos, com o objetivo de identificar cadeias de transmissão, potenciais novos casos, respetivos contactos e ainda eventuais locais de exposição", indica a DGS em comunicado. 


Os sintomas são: erupção cutânea, lesões ulcerativas, gânglios palpáveis, eventualmente acompanhados de febre, arrepios, dores de cabeça, dores musculares e cansaço. 

A DGS adianta que está a trabalhar com vista a criar uma "reserva nacional de vacinas, através do mecanismo europeu". "Está a ser estudada a eventual necessidade de administrar a vacina a contactos de casos confirmados e a profissionais de saúde", indica a nota de imprensa.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela