Secções
Entrar

Mais de 40 mil cães e gatos errantes recolhidos em 2017

30 de março de 2018 às 20:21

Segundo as estatísticas, 16.144 animais foram adoptados, 11.819 eutanasiados, 8.873 esterilizados e 98.266 vacinados

Mais de 40 mil cães e gatos errantes foram recolhidos em 2017 pelos serviços municipais em Portugal continental e nos Açores, revelam dados publicados pela Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).

1 de 3
Cão (arquivo)
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

Os dados, divulgados no portal da DGAV, reportam-se ao relatório anual sobre animais nos Centros de Recolha Oficial, previstos numa legislação em vigor desde Setembro.

De acordo com o relatório, solicitado pelo partido PAN - Pessoas, Animais e Natureza, 40.674 cães e gatos foram recolhidos em 2017, a maioria na região Norte (14.531).

Segundo as estatísticas, que não incluem informação sobre a Região Autónoma da Madeira, 16.144 animais foram adoptados, 11.819 eutanasiados, 8.873 esterilizados e 98.266 vacinados (estes últimos números incluem os animais recolhidos e vacinados nos centros e os vacinados no continente na campanha oficial contra a raiva).

A região Norte lidera a lista de maior número de animais adoptados (4.834), eutanasiados (5.090) e vacinados (41.257). Mas, por comparação com regiões com menos cães e gatos recolhidos, o Norte é a região que esterilizou menos animais (522).

O Alentejo e o Algarve foram as regiões com menos animais adoptados, respectivamente 649 e 780.

A lei, em vigor desde Setembro, prevê medidas para a criação de uma rede de Centros de Recolha Oficial de animais e proíbe o abate para controlo da população.

Os Centros de Recolha Oficial têm um ano, a contar da data de entrada em vigor da legislação, para aplicar "as condições técnicas para a realização da esterilização nos termos legais e regulamentares previstos".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela