Secções
Entrar

Decisão caso Marquês: Mais de 25 mil pessoas assinam petição para afastar Ivo Rosa da magistratura

CM 10 de abril de 2021 às 14:17

Autor da petição acusa juiz de parcialidade no processo e alega "erros judiciais lesivos ao Estado e à Nação Portuguesa".

Menos de 24 horas após a decisão que deixou Portugal em suspenso sobre o caso Marquês, o juiz Ivo Rosa está a ser fortemente contestado. 

Umapetição públicaque pede o afastamento do juiz Ivo Rosa criada após a decisão instrutória ter sido anunciada, que fez cair 25 crimes de que Sócrates estava acusado, conta já com mais de 25 mil assinaturas e com o número a aumentar rapidamente. 

O autor da petição dirige-a ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, ao Provedor de Justiça e ao presidente do Supremo Tribunal de Justiça e acusa o magistrado de parcialidade e "erros judiciais lesivos ao Estado e à Nação Portuguesa".

"A conduta do Sr. Juiz Ivo Rosas já foi várias vezes posta em causa por parte do MP, por este sistematicamente violar as Leis, e criticado por Juízes desembargadores sobre decisões tomadas", defende o documento. 

O antigo primeiro-ministro irá a julgamento acusado de seis crimes, em vez dos 31 iniciais, três de branqueamento de capitais e três de falsificação. As críticas à decisão de Ivo Rosa têm sido notórias nas redes sociais.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela