Secções
Entrar

Magistrados acusam Governo de "controlo político"

17 de julho de 2015 às 16:10

Os representantes sindicais dos magistrados acreditam que o Ministério da Justiça quer atacar a autonomia do Ministério Público

O Sindicato dos Magistrados do Ministério Público (SMMP) acusou o Governo de pretender controlar politicamente o MP, o que pode pôr em causa a investigação da criminalidade económico-financeira.

 

Em conferência de imprensa, esta sexta-feira em Lisboa, o sindicato considerou que a versão do Estatuto do Ministério Público, elaborado pelo Ministério da Justiça, tem soluções inconstitucionais, "ataca frontalmente a autonomia do Ministério Público e visa o controlo deste pelo poder executivo".

 

Para o sindicato, é "gravíssimo" que o ministério de Paula Teixeira da Cruz pretenda controlar politicamente a actividade do MP, o que levaria a uma "regressão muito grande" em matéria de investigação da criminalidade económico-financeira mais complexa. 

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela