Secções
Entrar

Montenegro: "Em breve apresentaremos a lei de retorno" para repatriar imigrantes

Luana Augusto 28 de outubro de 2025 às 21:50

Lei será aplicada a todos os imigrantes que "não respeitem as regras estabelecidas", revelou o primeiro-ministro depois de as alterações à lei da nacionalidade terem sido aprovadas.

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, revelou esta terça-feira que "em breve" será apresentada a "lei de retorno para podermos ter um mecanismo de repatriamento" de imigrantes. Este anúncio foi feito durante uma comunicação ao País momentos depois de terem sido à lei da nacionalidade.
Montenegro anuncia lei de retorno para imigrantes que não respeitem regras MANUEL DE ALMEIDA/LUSA
"Em breve apresentaremos a lei de retorno para podermos ter um mecanismo de repatriamento que ofereça simultaneamente dignidade, eficácia e melhor cooperação com os países de origem de imigrantes que não respeitem as regras que estão estabelecidas". Ao mesmo tempo, o primeiro-ministro afirmou que o País continuará a "reforçar as medidas de integração humanista e a atrair talento qualificado que acrescente valor, inovação e futuro a Portugal". "Perante o caos estamos a devolver a ordem, perante a inércia estamos a agir, perante a crise escolhemos reformar para resolver. E fazemo-lo restabelecendo o equilíbrio entre acolhimento e exigência."
As alterações à lei da nacionalidade foram esta terça-feira aprovadas em votação final global pelo PSD/CDS, Chega, e Iniciativa Liberal. Sobre a proposta do Governo, Luís Montenegro refere que se trata de "uma solução equilibrada". "Esta lei define quem somos, o que valorizamos, e o País que vamos deixar àqueles que se seguirão a nós. (...) Dignificá-la é dignificar cada português." Para Luís Montengero, a lei da nacionalidade "afirma a nossa identidade, exige tempo de integração e conhecimento da nossa língua e cultura". "Ser português não é uma mera formalidade ou conveniência. Ser português é uma honra e uma responsabilidade. (...) Para trabalhar em Portugal não é preciso ser português, mas para ser português é preciso muito mais do que trabalhar em Portugal." A lei da nacionalidade foi apresentada no âmbito de "uma política de imigração descontrolada", segundo o primeiro-ministro. Desde então, e de forma a "resolver a situação criada", diz, "já criámos uma Unidade Nacional de Estrangeiros e Fronteiras e resolvemos processos pendentes".
Artigos Relacionados
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Dinheiro

Os testamentos de Francisco Pinto Balsemão

TextoAna Taborda
FotosAna Taborda
JUSTIÇA. O QUE ESTÁ NO PROCESSO INFLUENCER

Escutas da Operação Influencer. Sei o que disseste ao telefone durante três anos

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima