Secções
Entrar

Lista de Catarina Martins elege 64 dos 80 membros da Mesa

26 de junho de 2016 às 13:39

Encabeçada pela porta-voz do Bloco de Esquerda, a lista A teve 470 votos, conseguindo 64 dos 80 mandatos

A lista da moção A para a Mesa Nacional, encabeçada por Catarina Martins, teve este domingo 470 votos, conseguindo 64 dos 80 mandatos, enquanto a moção R elegeu nove membros e a lista B sete.

A votação para os órgãos nacionais do BE pelos delegados à X Convenção Nacional terminou hoje por volta das 11:00, em Lisboa, tendo a mesa da convenção divulgado que dos 590 votos em listas, 470 foram na moção A, 67 na R e 53 na B.

Em causa está a próxima liderança do partido, já que a coordenação da Comissão Política cabe normalmente à lista mais votada para a Mesa Nacional, órgão máximo entre convenções.

Segundo o texto da moção A, "a Comissão Política (CP) elege um Secretariado, responsável entre reuniões da CP pela condução política e organizativa, e é coordenada pelo/a dirigente que encabeça a lista mais votada à Mesa Nacional", de onde decorre que Catarina Martins deixará de funcionar como porta-voz e retomará o papel de coordenadora, agora numa liderança a solo.

No sábado, foi já conhecida a saída do antigo coordenador e deputado João Semedo da Mesa Nacional, que à agência Lusa assegurou que esta decisão não se prende com discordância, mas sim por considerar que "é tempo de ter outra forma de intervenção política e partidária".

A lista da Moção A - "Força da Esperança - O Bloco à Conquista da Maioria" - para a Mesa Nacional é encabeçada pela porta-voz Catarina Martins, seguindo-se o líder da bancada parlamentar Pedro Filipe Soares, o dirigente sindical António Chora, a deputada Joana Mortágua e a antiga candidata presidencial e eurodeputada Marisa Matias.

Entre os nomes desta lista, destaque para o fundador do BE Luís Fazenda (o único dos quatro fundadores que se mantém nos órgãos do partido), os deputados Mariana Mortágua, José Manuel Pureza, Jorge Costa, José Soeiro, Moisés Ferreira, Pedros Soares, Luís Monteiro e João Vasconcelos.

A lista da Moção R - "Crescer pela Raiz - A radicalidade de reinventar a política" - para este órgão é liderada por Catarina Príncipe e a da Moção B - "Mais Bloco" - por João Madeira.

Foi ainda eleita a Comissão de Direitos e, entre os 588 votos em listas, 447 foram na lista A, 72 na R e 69 na B.

Assim, a lista afecta à liderança conseguiu cinco mandatos, sendo os restantes dois lugares divididos pelas duas outras moções

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela