Jornalista da SÁBADO vence prémio Gazeta Revelação 2021
Márcia Sobral foi distinguida pela reportagem televisiva Nude, sobre partilha não consentida de conteúdos íntimos na Internet.
Márcia Sobral, atual jornalista daSÁBADO, é a vencedora do prémio Gazeta Revelação 2021 com a reportagemNude. O trabalho, transmitido na TVI a 3 de fevereiro de 2021, relata as histórias de mulheres vítimas de partilha não consentida de conteúdos íntimos na Internet.
A distinção é conhecidano mesmo dia em que foi aprovado um projeto de lei que reforça a proteção das vítimas deste crime.
Os prémios Gazeta são os mais importantes do jornalismo nacional e foram atribuídos pelo Clube de Jornalistas, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e da Associação Mutualista Montepio.
Fernando Dacosta, jornalista e escritor, foi premiado com o Prémio Gazeta de Mérito.
Já o Prémio Gazeta de Televisão foi atribuído a Carlos Rico, pela reportagemAlentejo, azeite e água, transmitida na SIC. O Prémio Gazeta de Imprensa foi dado a Joana Pereira Bastos, jornalista doExpresso, pelo trabalhoAs férias da liberdade. Nuno Guedes, jornalista da TSF, recebeu o Prémio Gazeta de Rádio pela reportagemA ilha do tempo. Reinaldo Rodrigues recebeu o Prémio Gazeta de Multimédia pela reportagem multimédia Um outro país.
Tiago Miranda foi premiado com o Prémio Gazeta de Fotografia pelas fotografias da reportagemNós somos oito mil histórias.
Finalmente,A Mensagem de Lisboafoi distinguida com o Prémio Gazeta de Imprensa Regional.
O júri dos Prémios Gazeta é composto pelo presidente Eugénio Alves (CJ), Cesário Borga (CJ), Eva Henningsen (Associação da Imprensa Estrangeira em Portugal), Fernanda Bizarro (jornalista), Elisabete Caramelo (professora universitária), Dina Soares (jornalista), Fernando Cascais (professor universitário e formador do Cenjor), José Rebelo (professor jubilado do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa), Inácio Ludgero (fotojornalista) e Paulo Martins (jornalista e professor universitário).
Edições do Dia
Boas leituras!