Secções
Entrar

João Soares confessa "grande tristeza" com decisão de Sócrates

04 de maio de 2018 às 15:48

O filho do histórico socialista e antigo Presidente da República Mário Soares recordou, porém, a importância dos "princípios da ética republicana".

O deputado socialista João Soares declarou esta sexta-feira, no Parlamento, sentir uma "grande tristeza" devido à desfiliação do PS do antigo primeiro-ministro José Sócrates, mas vincou a importância dos "princípios da ética republicana".

"É um momento triste na história do PS porque ver partir, por abandono, um anterior secretário-geral é qualquer coisa que a mim, pessoalmente, me dá uma grande tristeza. Agora, há também questões de natureza, que têm que ver com os princípios da ética republicana, que têm de ser consideradas nesta matéria", afirmou o ex-ministro da Cultura do actual Governo.

O filho do histórico socialista e antigo Presidente da República Mário Soares citou declarações de outro fundador do PS, António Arnaut, que afirmou que Sócrates tomou agora uma atitude "que já devia ter tomado, em face da gravidade das acusações e das críticas severas que lhe são feitas". "Tem de se respeitar a posição de José Sócrates que, aliás, insisto, não foi tratado com a dignidade devida enquanto arguido e, agora, enquanto acusado", afirmou ainda João Soares, recordando que nunca foi apoiante do antigo líder socialista e, por isso, está "particularmente à vontade".

Num artigo publicado noJornal de Notícias, José Sócrates disse que a sua saída do PS visa acabar com um "embaraço mútuo", após críticas da direcção que, na sua opinião, ultrapassam os limites do aceitável. "Que eu saiba, não há nenhuma posição sobre esta matéria da direcção actual do PS nem houve nunca porque o PS, desde que o actual secretário-geral foi eleito, separou e bem, sempre, as questões de natureza judicial e jurídica das questões de natureza política", declarou ainda o antigo presidente da Câmara Municipal de Lisboa.

José Sócrates, 60 anos, é o principal arguido na Operação Marquês, em que está acusado de vários crimes económico-financeiros, incluindo corrupção e branqueamento de capitais. No âmbito da investigação, esteve preso preventivamente durante 288 dias, entre Novembro de 2014 e Setembro de 2015.

Sócrates aderiu ao PS em 1981, e foi secretário-geral do partido entre 25 de Setembro de 2004 e 06 de Junho de 2011.

Em 2005, obteve a primeira maioria absoluta do PS em eleições legislativas e foi primeiro-ministro até 2011, depois de o seu Governo ter pedido ajuda financeira ao Fundo Monetário Internacional, Comissão Europeia e Banco Central Europeu.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela