Secções
Entrar

Iniciativa Liberal rejeita subvenção de campanha caso eleja deputados

02 de outubro de 2019 às 16:39

O partido anunciou que vai abdicar da subvenção pública de campanha, considerando ser "uma imoralidade" gastar "mais de oito milhões de euros em campanhas".

AIniciativa Liberal(IL) anunciou esta quarta-feira que vai abdicar da subvenção pública de campanha, caso eleja um deputado à Assembleia da República, considerando ser "uma imoralidade" gastar "mais de oito milhões de euros em campanhas".

"É uma imoralidade que o Estado português tenha reservado mais de oito milhões de euros para pagar campanhas dos partidos políticos numa altura em que falta material básico nos hospitais e temos a maior carga fiscal de sempre", acusouCarlos Guimarães Pinto, líder da Iniciativa Liberal.

O partido, em comunicado, refere que, segundo algumas sondagens, poderá eleger um deputado e assim ter direito a mais de 200 mil euros de subvenção de campanha.

De acordo com Carlos Guimarães Pinto, a IL é o único partido até hoje a anunciar que irá rejeitar a subvenção de campanha.

"O roubo ao contribuinte é tão descarado que só há um caminho possível: não aceitar receber um euro de subvenção de campanha e lutar por mudar a lei. Por isso, se viermos a eleger um deputado e, portanto, pudermos beneficiar de uma parte desses oito milhões, iremos rejeitar esse privilégio injustificado", frisou.

Carlos Guimarães Pinto assegurou que, enquanto for presidente do partido, não aceitará "um euro de subvenção de campanha".

A Iniciativa Liberal já tinha tomado uma posição semelhante em relação à subvenção pública de campanha nas eleições europeias.

No programa eleitoral, a IL propõe uma redução substancial das verbas destinadas à subvenção pública de campanha e também uma alteração no tipo de despesas que essa subvenção pode pagar.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela