Secções
Entrar

Hospital de Leiria apela a utentes para usarem serviço só em caso de urgência

27 de dezembro de 2019 às 14:19

O Centro Hospitalar de Leiria reforça o apelo para que os utentes recorram aos Cuidados de Saúde Primários e que só se desloquem à Urgência em "casos urgentes".

O Centro Hospitalar deLeirialançou hoje um apelo à população para que recorra aos serviços de Urgência apenas nos casos mais graves, por forma a evitar o excesso de utentes.

Numa nota enviada à Lusa, o Centro Hospitalar de Leiria (CHL) reforça o apelo para que os utentes recorram aos Cuidados de Saúde Primários e só se desloquem à Urgência em "casos urgentes".

O CHL informa que, "para dar resposta efetiva aos utentes que necessitam de cuidados de saúde, durante a época natalícia serão alargados os horários nos dias 31 de dezembro e no dia 1 de janeiro" nos centros de saúde Dr. Gorjão Henriques e Dr. Arnaldo Sampaio, em Leiria, entre as 09:00 e as 13:00.

No centro de saúde de Porto de Mós, a consulta aberta funciona entre as 08:00 e as 14:00 e o Serviço de Atendimento Permanente da Marinha Grande estará disponível 24 horas.

"O CHL e o ACES [Agrupamento de Centros de Saúde] Pinhal Litoral estão empenhados em aplicar medidas extraordinárias para assegurar a resposta aos utentes neste período gripal, que gera uma grande afluência às urgências hospitalares", refere uma nota do hospital.

Segundo o CHL, a Administração Regional de Saúde do Centro "implementou, no final de outubro, um plano de reforço para dar resposta à epidemia da gripe, que preconiza a alteração e cancelamento de consultas para prestar cuidados imediatos aos utentes em situações de doença aguda, consoante o número pré-definido de casos de gripe, bem como o alargamento dos horários de funcionamento dos cuidados de saúde primários".

Os utentes não urgentes têm ainda disponível a linha saúde SNS 24 (808 24 24 24), que poderá "esclarecer as dúvidas" e encaminhar os doentes, caso seja necessário, para o serviço mais indicado.

Caso haja essa necessidade de serem encaminhados para o hospital, estes utentes terão prioridade de atendimento, dentro do seu grau de urgência, e estarão isentos de taxas moderadoras, esclarece ainda o CHL.

O hospital aproveita para deixar conselhos para prevenção das infeções respiratórias: "Além da vacinação contra a gripe, são essenciais a higiene das mãos, a etiqueta respiratória (tossir ou espirrar para um lenço descartável ou para o antebraço) e no caso de estar infetado aconselha-se o distanciamento social".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela