Secções
Entrar

Há 40 mil vagas de emprego na hotelaria

09 de janeiro de 2018 às 21:38

A responsável pela Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal considerou hoje que os desempregados de longa duração podem ser a resposta para a falta de mão-de-obra no sector.

A secretária-geral da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), Ana Jacinto, considerou hoje que a reconversão de desempregados de longa duração pode ser a resposta para a falta de mão-de-obra no sector da hotelaria.

1 de 3
Foto: Paulo Calado
Foto: Wolfgang Kaehler/LightRocket via Getty Images
Foto: Getty Images

Para a responsável, que falava em Lisboa à margem das jornadasA Evolução do Mercado de Trabalho, há "necessidade de mão-de-obra no sector", mas, e "apesar de ainda existir muita gente a receber subsídio de desemprego", o que não existe "são pessoas vocacionadas para a área".

"Fizemos um inquérito que não está totalmente fechado, mas os dados apontam para uma necessidade à volta dos 40 mil postos de trabalho. Ao nível das categorias profissionais mais necessitadas, o serviço de mesa e o empregado de balcão são, tradicionalmente, profissões menos valorizadas. Por exemplo, chefe de cozinha é uma profissão atractiva, mas não conseguimos fazer o mesmo em todas as profissões do sector", acrescentou.

Por sua vez, o secretário de Estado do Emprego, Miguel Cabrita, considerou que a falta de funcionários no sector da hotelaria é reflexo da diminuição da taxa de desemprego.

"A taxa de desemprego diminui e é normal que a mão-de-obra disponível para trabalhar seja também menos. Estamos a caminhar para uma situação em que o emprego cresce e poderá haver necessidades de mão-de-obra que se tornam mais intensas", sublinhou.

Miguel Cabrita adiantou que "o sector da restauração tem uma cobertura de território de enorme proximidade, que percorre todos os níveis de qualificação, de acordo com o perfil de tarefas que desempenham, e tem conseguido absorver muitas pessoas".

Para dar resposta às necessidades do sector, foi aprovado, durante as jornadas da AHRESP, um conjunto de medidas, onde se inclui a elaboração do "Livro Verde do Mercado do Trabalho HORECA", para se identificar as carências do mercado; o desenvolvimento e implementação de um programa de formação de início de carreira e a consagração de um regime jurídico-legal específico para os sectores do alojamento e da restauração e bebidas.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela