Secções
Entrar

Guardas-florestais iniciam greve de três dias

20 de julho de 2018 às 07:25

Os guardas-florestais exigem suplementos de ordenado, descongelamento de progressões e promoções e a integração de cerca de 200 trabalhadores.

Os guardas-florestais iniciaram às 0:00 desta sexta-feira uma greve de três dias, exigindo suplementos de ordenado, descongelamento de progressões e promoções e a integração de cerca de 200 trabalhadores.

1 de 3
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

A greve foi marcada pela Federação dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais e termina às 24:00 de domingo, estando marcada para a manhã de hoje (11:00) uma concentração à porta do Ministério da Administração Interna.

A Federação acusa o primeiro-ministro de não cumprir a promessa de integrar mais de 200 trabalhadores em Abril passado, e diz também que foi António Costa, quando foi ministro da Administração Interna (2005 a 2007), quem extinguiu a carreira dos guardas-florestais.

Orlando Gonçalves, dirigente da comissão executiva da Federação, disse recentemente que actualmente há 307 guardas-florestais em Portugal (130 no Norte, a região com mais efectivos), mas que há 25 anos havia cerca de mil, um número que a estrutura sindical, da CGTP, defende que deve ser reposto.

"O Governo continua, teimosamente, a recusar a atribuição dos suplementos de função e de escala aos guardas-Florestais do SEPNA/GNR, perpetuando a injustiça resultante de estes terem deveres específicos e funções idênticas às dos militares da GNR adstritos ao SEPNA, mas remunerações que, em média, são 350 euros mais baixas que as daqueles", diz a Federação em comunicado.

O Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR tem como missão zelar pelo cumprimento da lei no que se refere à conservação e protecção da natureza e do meio ambiente.

Segundo a Federação o Governo não aceita incluir os suplementos remuneratórios aos guardas-florestais, que era uma forma de acabar com a discriminação.

"Depois de conseguirmos alcançar o fim da extinção da carreira, precisamos de prosseguir a luta pelo direito aos suplementos remuneratórios", diz o comunicado.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela