Secções
Entrar

Governo cria centro para gestão e sustentabilidade da biodiversidade

06 de maio de 2018 às 22:28

O Centro deve elaborar "estratégias de intervenção e ações prioritárias específicas dirigidas às espécies cinegéticas".

O Centro de Competências para o Estudo, Gestão e Sustentabilidade das Espécies Cinegéticas e Biodiversidade foi constituído este domingo, tendo entre os seus objectivos promover o desenvolvimento socioeconómico desta actividade e a garantia da sua sustentabilidade, anunciou o governo.

O Centro deve elaborar "estratégias de intervenção e acções prioritárias específicas dirigidas às espécies cinegéticas", visando a "exploração sustentada dos recursos cinegéticos, o (re)estabelecimento do equilíbrio ecológico no território nacional, a conservação da Natureza e o estímulo à protecção da biodiversidade, bem como o desenvolvimento rural e valorização dos produtos da caça", lê-se numa nota do Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural (MAFDR).

Segundo a mesma fonte, "este Centro de Competências constituir-se-á como uma plataforma que agrega os principais agentes que desenvolvem actividade no sector" desde a administração pública a entidades do sistema científico e tecnológico e empresas.

A promoção das "melhores práticas de gestão dos recursos naturais" e a divulgação turística, são outras das incumbências do Centro.

Outro objectivo é a demonstração do "papel construtivo que a caça sustentável e os caçadores desempenham na conservação da vida selvagem, na gestão do mundo rural e na preservação da biodiversidade".

"Promover o desenvolvimento socioeconómico da actividade cinegética e a garantia da sua sustentabilidade, a preservação das características genéticas das espécies autóctones, bem como a gestão sanitária e imunoprofilática de espécies cinegéticas, principalmente nos processos de reintrodução e de repovoamento", são outros dos objectivos do organismo hoje criado.

O Centro de Competências para o Estudo, Gestão e Sustentabilidade das Espécies Cinegéticas e Biodiversidade irá também "auxiliar na identificação de novos produtos e de novas oportunidades de mercado no sector cinegético, explorar e divulgar a dimensão gastronómica e nutricional da carne de caça e promover a certificação dos produtos de caça".

Ao centro caberá ainda "gerar e aprofundar o conhecimento científico sobre a biologia das espécies cinegética", assim como realizar estudos de monitorização contínua da "dinâmica demográfica e de epidemiovigilância das espécies cinegéticas".

Ao Centro cabe ainda conduzir e apoiar estudos científicos e técnicos inseridos na gestão e/ou conservação e preservação das espécies e gizar programas de educação sobre conservação da vida selvagem, ecologia e gestão de recursos naturais, desencorajar a caça furtiva e dar apoio técnico-científico e assessoria aos gestores cinegéticos, do mundo rural e florestal, e às autoridades locais, regionais e nacionais.

Os parceiros do Centro de Competências são o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, O Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, a Direcção Geral de Alimentação e Veterinária, a Associação Nacional de Proprietários Rurais, Gestão Cinegética e Biodiversidade, a Confederação Nacional dos Caçadores Portugueses, a Federação Portuguesa de Caça, o Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto, o Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica, a Ordem dos Médicos Veterinários e a Câmara Municipal de Mértola.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela