Secções
Entrar

Governo confirma infeção de português com coronavírus

23 de fevereiro de 2020 às 10:47

O Ministério dos Negócios Estrangeiros recebeu confirmação por parte das autoridades japonesas.

As autoridades japonesas confirmaram hoje que o português Adriano Maranhão, canalizador no navio Diamond Princess, atracado no porto de Yokohama, deu teste positivo aocoronavírusCovid-19, disse à Lusa fonte oficial do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

"Foi confirmado pelas autoridades de saúde japonesas que a pessoa em causa deu teste positivo. A família está informada, assim como o próprio", revela fonte do Ministério dos Negócios Estrangeiros numa nota enviada à agência Lusa.


Português com coronavírus: "Muitos como eu apanharam este vírus e continuam a trabalhar"

Adriano Maranhão tem 41 anos e está isolado numa cabine dentro do cruzeiro Diamond Princess, em quarentena no Japão. - Portugal , Sábado.

Adriano Maranhão tem 41 anos e está isolado numa cabine dentro do cruzeiro Diamond Princess, em quarentena no Japão. - Portugal , Sábado.

A Direção-Geral de Saúde (DGS) indicou que existem oito pessoas com passaporte português a bordo do cruzeiro. 

O português, Adriano Maranhão, é, segundo a sua mulher, canalizador do navio e só foi testado há dois dias, tendo sido colocado numa cabine em isolamento há cerca de oito horas.

Segundo adiantou à Lusa já hoje a mulher de Adriano Maranhão, que tem estado em contato permanente com o marido, "o facto de já ser noite no Japão faz com que ele não tenha esperanças de ainda sair hoje do navio". "Está a ficar mais nervoso, mais stressado, como é normal nesta situação", explicou, adiantando que Adriano "continua sem ter qualquer sintoma ou temperatura".

O cruzeiro, ancorado no porto de Yokohama, a sul de Tóquio, é o maior foco de Covid-19 fora da China continental, tendo registado mais de 600 infetados entre os passageiros, dois dos quais morreram.

Na quarta-feira, as autoridades japonesas deram início à operação de desembarque dos passageiros saudáveis, findo o período de quarentena do navio, iniciado em 03 de fevereiro, operação que terminou na sexta-feira.

Viajavam 3.700 pessoas a bordo do Diamond Princess quando o navio foi colocado sob quarentena a 5 de fevereiro, depois de se ter sabido que um homem que desembarcou em Hong Kong estava infetado. Mais de 620 passageiros foram infetados, e dois idosos britânicos morreram depois de terem sido diagnosticados com o coronavírus.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela