Secções
Entrar

Gouveia e Melo denuncia pressões para retirar apoio à sua candidatura

Lusa 07 de dezembro de 2025 às 13:54

Candidato às presidenciais diz tratar-se de "uma questão cultural".

O candidato presidencial Henrique Gouveia e Melo disse este domingo que há vários casos de pessoas que foram pressionadas a não apoiar a sua candidatura, considerando tratar-se de uma questão cultural.
“Ninguém consegue com mil euros anuais sustentar um filho a estudar na universidade”, diz Gouveia e Melo DR
"Sim, foi mais que um caso. De candidaturas que já tinham sido assinadas e depois pediram para tirar a candidatura por pressão superior, se lhe posso chamar assim", referiu, sem querer indicar nomes. O candidato, que falava aos jornalistas à margem de uma reunião com membros da Universidade do Algarve, em Faro, justificou-se dizendo que não seria na comunicação social que iria divulgar nomes e que se achasse que tinha havido um crime, faria a denúncia no sítio certo.
Numa entrevista à TSF e ao Jornal de Notícias hoje divulgada, Henrique Gouveia e Melo denunciou "uma pressão tremenda dos partidos" para que os seus membros se afastassem da sua candidatura, defendendo que "não podem usar o poder das estruturas do Estado para condicionar eleitores". Questionado sobre como se pode inverter essas tentativas de condicionamento, o candidato a Belém referiu que é preciso "perceber verdadeiramente o que é a democracia", argumentando tratar-se de uma questão cultural. "[A existência de pressões] É cultural. Isto é um problema cultural. E nós temos que perceber que não podemos condicionar ninguém. Muito menos usar o poder, direto ou indireto, para condicionar opções. Quem não pensa assim não é verdadeiramente democrata", concluiu.
Artigos Relacionados
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Dinheiro

Os testamentos de Francisco Pinto Balsemão

TextoAna Taborda
FotosAna Taborda
JUSTIÇA. O QUE ESTÁ NO PROCESSO INFLUENCER

Escutas da Operação Influencer. Sei o que disseste ao telefone durante três anos

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima