Secções
Entrar

Galriça Neto pede ao CDS que não tenha vergonha de fazer debate contra eutanásia

10 de março de 2018 às 18:47

Deputada centrista salientou que a sociedade moderna que o CDS-PP pretende "tem na protecção da vida o seu valor central".


A deputada do CDS-PP e médica Isabel Galriça Neto fez, este sábado, uma intervenção no Congresso contra a legalização da eutanásia, defendendo que este "não é um debate menor" e que o partido "não deve ter vergonha de o fazer".

1 de 4
Foto: Science Photo Library - ARNO MASSEE
Foto: MIGUEL A. LOPES/LUSA

"Este não é um debate confessional (...) este é um debate sobre valores e a forma como olhamos os mais vulneráveis: quando está em causa o valor constitucional da protecção da vida humana, estamos conscientes que só é possível estar do lado certo e o lado certo é ser contra a eutanásia", afirmou, numa intervenção muito aplaudida.

Aliás, durante a tarde, foram vários os congressistas, mais ou menos conhecidos, que falaram em Lamego (Viseu) contra uma possível legalização da eutanásia.

Para Isabel Galriça Neto, a resposta para o sofrimento em fim de vida "é uma intervenção técnica e humanizada, os cuidados paliativos". "Para nós o problema do sofrimento em fim de vida trata-se cuidando e não eliminando a vida", disse.

A deputada alertou que, com leis semelhantes às que aguardam discussão no parlamento português, "na Holanda praticaram-se mais de 6.500 eutanásias em 2017", incluindo em pessoas com demência ou doença mental.

"Extrapolando estes números para o nosso País, podíamos esperar mais de 1.500 eutanásias em cada ano", disse.

Isabel Galriça Neto salientou que a sociedade moderna que o CDS-PP pretende "tem na protecção da vida o seu valor central".

"Este não um debate menor e este partido não tem vergonha de o fazer, a sociedade tem de se mobilizar", apelou.

Durante a tarde, foram muitas as intervenções a apoiar a "ambição máxima" da líder do CDS-PP, Assunção Cristas, para o partido, com alguns congressistas a apontá-la mesmo como "a próxima primeira-ministra".

Também Artur Lima, líder do CDS-PP Açores, alinhou no optimismo: "Pode não ser o maior partido da oposição, mas é seguramente o melhor no Continente e nos Açores".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela