Secções
Entrar

Funcionários das escolas suspendem greve marcada para 7 de dezembro

23 de novembro de 2020 às 13:23

Desconvocação do protesto ocorre após o Governo ter anunciado tolerância de ponto na Administração Pública no mesmo dia.

A greve dos trabalhadores não docentes das escolas que estava marcada para o dia 7 de dezembro foi hoje desconvocada, depois de o Governo ter anunciado tolerância de ponto na Administração Pública no mesmo dia.

Em comunicado, a Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais (FNSTFPS) explica que a suspensão da greve não significa o recuo nas reivindicações dos trabalhadores.

Quando anunciou a greve, na quinta-feira, o dirigente da federação, Artur Sequeira, justificou o protesto com a falta de resposta do Ministério da Educação à resposta de problemas antigos do setor que se tornaram mais urgentes no atual contexto de pandemia da covid-19.

Entre as principais reivindicações, os funcionários das escolas pedem o fim do trabalho precário e a integração nos quadros de todos os trabalhadores a termo certo, o reforço de pessoal com mais 6 mil não docentes e o fim do processo de municipalização.

"Se o Ministério da Educação quiser recuar esta greve, sabe muito bem quais são as respostas que tem de dar. Tem de encontrar soluções duradouras para estabilizar o corpo não docente das escolas", afirmou na altura o dirigente da FNSTFPS.

Para já, Artur Sequeira não aponta uma nova data, mas adianta que se a situação se mantiver inalterada no início do próximo período letivo será convocada novamente a greve.  

"O Governo vai ter tempo para responder às reivindicações dos trabalhadores e, neste sentido, depois vamos ter de avaliar novamente a situação em que estamos no início do segundo período e vamos avançar para a greve com certeza", disse à Lusa, referindo não estar confinante numa resposta da tutela.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela