Secções
Entrar

Fogos em 2024 causaram prejuízos avaliados em 67 milhões de euros

SÁBADO 25 de junho de 2025 às 12:12

O ano passado foi o ano com menor número de incêndios desde que há registo. Relatório anual mostra que falta de gestão na fase pós-fogo coloca em risco mais de 750 mil hectares que podem ser destruídos num só ano.

Apesar de no ano passado se ter registado o menor número de incêndios desde que há registo em Portugal, o mais recente relatório da Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF) alerta para graves prejuízos económicos e sociais resultantes de episódios extremos de fogo rural. O balanço de 2024 indica 137 mil hectares de área ardida – quatro vezes mais do que em 2023 – com perdas estimadas em 67 milhões de euros na floresta nacional.

fogos REUTERS

O documento agora divulgado indica que os incêndios afetaram mais de 2,3 milhões de metros cúbicos de madeira, sendo os maiores danos registados em madeira, resina e cortiça (48,5 milhões de euros), além de perdas associadas a carbono armazenado (15,8 milhões de euros), biomassa para energia (2,4 milhões) e frutos (357 mil euros).

Leia mais em Jornal de Negócios

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela