Secções
Entrar

Fim do corte nas pensões proposta pelo Bloco de Esquerda custa 200 milhões

Jornal de Negócios 20 de outubro de 2021 às 12:29

Estimativa é do próprio BE que apresentou ao Governo na segunda-feira um conjunto de nove propostas que quer ver inscritas no do Orçamento do Estado para 2022 para poder viabilizar o documento no Parlamento. 

A proposta do Bloco de Esquerda para que se proceda ao recálculo das pensões de carreiras longas e de profissões de desgaste rápido, para que seja retirada a aplicação do fator de sustentabilidade,poderá ter um impacto orçamental anual de 200 milhões de euros,avança o Dinheiro Vivoesta quarta-feira. 

Catarina Martins, Bloco de Esquerda

A estimativa é do próprio Bloco de Esquerda que apresentouao Governo na segunda-feira um conjunto de nove propostas que quer ver inscritas no Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) para poder viabilizar o documento no Parlamento, onde se inclui o recálculo das pensões de carreiras longas e de profissões de desgaste rápido.

O recalculo da pensão seria feito, segundo os bloquistas, mediante o pedido do pensionista e o "montante resultante do recálculo das pensões é aplicável às pensões pagas após 1 de janeiro de 2021", eliminando-se assim o fator de sustentabilidade, nas sucessivas flexibilizações do regime de reforma antecipada ocorridas desde 2017.

Em 2021, o fator de sustentabilidade representa um corte de 15,5% nas reformas antecipadas.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela