Secções
Entrar

Fábrica da Bom Petisco anuncia despedimentos nos Açores

22 de janeiro de 2018 às 10:00

A conserveira Cofaco, dona de marcas como a Bom Petisco, anunciou no começo de Janeiro o despedimento da totalidade dos trabalhadores na fábrica do Pico, prometendo a readmissão no futuro da maioria dos quadros.

A conserveira Cofaco, dona de marcas como a Bom Petisco, anunciou no começo de Janeiro o despedimento da totalidade dos trabalhadores na fábrica do Pico, prometendo a readmissão no futuro da maioria dos quadros.

1 de 4
Foto: Eduardo Costa/Lusa
Foto: Eduardo Costa/Lusa
Foto: Eduardo Costa/Lusa
Foto: Eduardo Costa/Lusa

Foi através do Sindicato de Alimentação, Bebidas e Similares, Comércio, Escritórios e Serviços dos Açores que se soube, em 9 de Janeiro, que a administração da conserveira se havia reunido com os trabalhadores da empresa no Pico - que andarão entre os 160 e os 180 - para os informar de que todos seriam despedidos - com direito a indemnização e fundo de desemprego -, deixando a Cofaco de laborar naquela ilha à até construção de uma nova fábrica.

A conserveira já se encontrava sem laborar desde o dia 14 de Dezembro de 2017, altura em que os trabalhadores - sobretudo mulheres - foram para as férias do Natal sem qualquer informação sobre o seu futuro.

Com efeito, testemunhou a agência Lusa no local, actualmente apenas meia dúzia de pessoas operam na fábrica, nomeadamente na área da manutenção, disse uma das trabalhadoras entretanto despedidas e que não está a trabalhar.

Logo em 9 de Janeiro ficou junto dos trabalhadores uma "promessa verbal" de que quando a nova fábrica estiver concluída, o que poderá acontecer "entre 18 meses e dois anos", a maioria dos quadros seria readmitidos.

"Palavras, leva-as o vento", reagiu então um dirigente sindical, embora demonstrando esperança na administração da Cofaco.

Economicamente, a empresa é vital para a ilha do Pico, afectando até 500 pessoas entre postos direto de trabalho e indiretos, e politicamente foram também amplas as reacções ao anúncio do despedimento em massa.

O Governo Regional dos Açores, disse o seu presidente, Vasco Cordeiro, está a acompanhar a situação e preocupado com o cenário de despedimentos, mas "não se pode substituir" à empresa privada.

Tal posição mereceu críticas do principal partido da oposição, o PSD: "Não podem os poderes públicos lavar as mãos desta situação. Não se pode dizer que isso tem a ver só com a empresa Cofaco porque, se assim fosse, não se tinham feito as intervenções que se fizeram noutras empresas", declarou o líder do PSD/Açores, Duarte Freitas.

A questão dos apoios públicos à Cofaco, nomeadamente por via de fundos comunitários, mereceu também reparos de vários partidos, que pedem a defesa absoluta dos postos de trabalho e advogam que tal deve ser uma condição indispensável para futuros apoios à conserveira.

O parlamento açoriano, entretanto, aprovou por unanimidade quatro propostas, apresentadas por CDS e PPM (proposta conjunta), PS, BE e PCP, para que sejam salvaguardados os postos de trabalho dos funcionários da conserveira.

Foi precisamente junto ao parlamento dos Açores, na ilha do Faial, a 30 minutos de barco do Pico, que dezenas de trabalhadoras da Cofaco se deslocaram na passada quarta-feira. À chegada, tinham à espera o líder da CGTP, com quem se manifestaram na defesa dos postos de trabalho.

Arménio Carlos definiu na altura à agência Lusa como "nebuloso" o processo de despedimentos em curso, dizendo que a administração da empresa tem de dar a cara e que é preciso "responsabilidade" nas acções.

A fábrica Cofaco, no concelho da Madalena, vai manter os trabalhadores até Abril, altura em que arrancam as obras para a construção da nova unidade industrial.

Os trabalhadores da fábrica da empresa na ilha de São Miguel, em Rabo de Peixe, admitiram já partir para a greve em solidariedade com os colegas do Pico.

A administração da conserveira tem mantido o silêncio sobre o tema.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela