Secções
Entrar

Ex-responsável militar fez compras de 7 mil euros e mandou cobrar ao Exército

30 de setembro de 2020 às 15:13

Entre 12 de maio e 15 de novembro de 2016, o militar que já não estava no ativo fez compras no valor de 7.602,87 euros, dando instruções para enviar notas de crédito ao Regimento de Transmissões do Exército.

Um antigo responsável militar no Porto mandou cobrar ao Exército compras pessoais no valor de 7.600 euros, feitas ao longo de seis meses, já depois de deixar o ativo, acusa o Ministério Público (MP).

Segundo um despacho de acusação hoje divulgado pela Procuradoria regional, os crimes ocorreram entre 12 de maio de 2016 e 15 de novembro seguinte, após o arguido abandonar o serviço militar voluntário e a direção da secção de reabastecimento do Regimento de Transmissões do Exército Português, no Porto.

Aproveitando "o conhecimento que tinha sobre rotinas de aquisição" da instituição militar "e a relação de confiança que consigo se estabelecera num estabelecimento comercial", o antigo militar fez ou mandou fazer compras para si próprio "como se fossem para o Exército português", sublinha o MP.

As compras atingiram um total de 7.602,87 euros, "que o arguido não pagou, dando instruções para fossem elaboradas notas de crédito a enviar ao Regimento de Transmissões do Exército", descreve a Procuradoria-Geral Distrital do Porto na sua página da Internet.

O MP imputa ao arguido a prática dos crimes de burla, falsificação e peculato.

O despacho de acusação agora conhecido foi concluído na última quinta-feira e é da responsabilidade de um subdepartamento de investigação e ação penal do MP que lida com crimes económico-financeiros e crimes violento na região Norte.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela