Secções
Entrar

Europol alerta para atividade dos Hammerskins e Escudo Identitário em Portugal

23 de junho de 2020 às 19:10

Agência europeia descreve que em Portugal "as atividades de grupos neo-nazis têm relações muito próximas com grupos e organizações do movimento europeu identitário".

O relatório anual de 2020 da Europol alertou hoje que o Escudo Identitário é "um dos grupos identitários mais ativos em Portugal" e que os Hammerskins continuam ativos, "apesar da menor capacidade de mobilizar seguidores".

No relatório, hoje divulgado, a Europol conclui que os Hammerskins, apesar da menor capacidade de mobilizar seguidores e membros", conseguiu organizar um encontro em Sintra, em janeiro, e outro em Lisboa, em março, que reuniu "várias gerações de 'skinheads', incluindo militantes veteranos do Movimento de Ação Nacional (MAN) e membros de uma banda rock Ódio e Guarda de Ferro, que cessaram as suas atividades há vários anos".

Há dez dias, em 13 de junho, o Ministério Público acusou e pediu o julgamento de 27 arguidos por crimes de discriminação racial, religiosa ou sexual, ofensa à integridade física, incitamento à violência, homicídio qualificado, roubo, tráfico de estupefacientes e de armas, num processo relacionado com os Hammerskins.

Ainda no capítulo sobre as organizações extremistas, a agência europeia descreve que em Portugal "as atividades de grupos neo-nazis têm relações muito próximas com grupos e organizações do movimento europeu identitário".

"Em Portugal, um dos grupos identitários mais ativos é o Escudo Identitário", acrescenta a Europol.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela