Secções
Entrar

Eleições: Votos em branco quase duplicaram em 20 anos em Portugal

27 de setembro de 2019 às 14:51

Além da da percentagem de votos em branco, há um crescimento de 0,7 % de votos nulos, desde 1999 - de 1,0% para 1,7%.

A percentagem de votos em branco nas eleições legislativas quase duplicou nos últimos 20 anos, passando de 1,1% para 2,1%, de acordo uma tabela divulgada hoje pela Pordata, no âmbito das eleições legislativas de 06 de outubro.

No "BI Especial Eleições Legislativas", o projeto da Fundação Francisco Manuel dos Santos disponibiliza um conjunto de 60 indicadores que fazem o retrato de 20 anos de eleições em Portugal, entre 1999 e 2018.

O quadro da Pordata reúne dados de diversas áreas como a população, a educação, a saúde e o emprego.

Além da quase duplicação da percentagem de votos em branco, a entidade revela também que há um crescimento de 0,7 pontos percentuais de votos nulos, desde 1999, de 1,0% para 1,7%.

O mesmo estudo indica que a percentagem de mulheres eleitas deputadas quase duplicou em 20 anos, tendo passado de 17,4 %, em 1999, para 33%, em 2015, o que corresponde a um terço dos 230 deputados da Assembleia da República, atualmente.

Por seu lado, o número de eleitores inscritos em 2015 foi de mais cerca de 800 mil em relação a 1999. Em 14 anos, os inscritos nas legislativas passou de 8,8 milhões para 9,6 milhões.

O maior crescimento é verificado entre as legislativas de 2005 e 2009, em cerca de 600 mil eleitores, passando de 8,9 milhões para 9,5 milhões.

Em relação ao número de deputados por partido, é de realçar o crescimento do Bloco de Esquerda (BE), que em 1999 elegeu dois deputados na Assembleia da República, contando agora com 19 assentos no parlamento e o PAN, que conseguiu pela primeira vez um mandato no sufrágio de 2015.

As legislativas para eleger os 230 deputados à Assembleia da República estão marcadas para 06 de outubro. Concorrem a esta eleição, a 16.ª em democracia, um número recorde de forças políticas - 20 partidos e uma coligação.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela